domingo, 15 de fevereiro de 2009

Quero ver quem é que faz... (cordel)

A Literatura de Cordel abre muitos espaços para que o poeta repentista apresente seus trabalhos, inclusive aqueles em que eles, usando de determinados recursos, tentem mostrar que são verdadeiros heróis, através de fatos impossíveis que eles afirmam ter realizado.
Mesmo não sendo verdadeiras, as afirmativas dos poetas levam o público ao delírio por serem realmente espetaculares. Vejamos um exemplo neste trabalho de minha autoria. Trata-se de versos em sete sílabas, com o mote: Quero ver quem é que faz as coisas que eu já fiz.
Quero ver quem é que faz as coisas que eu já fiz
I
Fiz a planta do avião pra Santos Dumont voar,
Fui à Grécia ensinar luta livre a Platão,
Comandei um pelotão numa guerra em Paris.
A nossa história não diz, mas eu prendi Barrabás,
Quero ver quem é que faz as coisas que eu já fiz.
II
Eu dei carona a Moisés, quando fugiu do Egito,
E fui eu quem deu o grito de “Independência ou Morte”.
Ninguém teve a minha sorte, por isso é que sou feliz.,
Eu fui o grande juiz no julgamento de Anás,
Quero ver quem é que faz as coisas que eu já fiz.
III
Eu dei o primeiro tiro na guerra do Paraguai,
E publiquei nos jornais que Judas traiu Jesus.
Também inventei a luz do jeito que o mundo quis.
Nas águas de um chafariz lavei os pés de Caifás.
Quero ver quem é que faz as coisas que eu já fiz.
IV
Previ a vinda de Cristo e Sua ressurreição,
Ensinei para Sansão a defesa pessoal,
Dei o retoque final na roupa da imperatriz
Recebi muito feliz o prêmio Nobel da Paz.
Quero ver quem é que faz as coisas que eu já fiz.
V
Subi na cruz e tirei de lá o Filho de Deus,
No ataque aos filisteus, usei espada e canhão.
Também venci Lampião deixando o povo feliz.
Disparei no seu nariz doze tiros mortais.
Quero ver quem é que faz as coisas que eu já fiz.
VI
As cores do arco-íris saíram dos meus pincéis,
As regras lá dos quartéis foram escritas por mim.
Quem me vê falar assim, diz que sou um infeliz,
Mas não sabe que eu quis dar moral aos generais.
Quero ver quem é que faz as coisas que eu já fiz.
VII
Também construí a funda pra Davi vencer Golias
Construí em sete dias o que ninguém faz num mês.
O presidente francês me levou para Paris
Foi então que escrevi como se promove a paz.
Quero ver quem é que faz as coisas que eu já fiz.
VIII
Plantei aquela figueira para Zaqueu ver Jesus,
Em dois minutos compus o Hino Nacional.
Frei Sardinha se deu mal comigo lá na Matriz
Só porque ele não quis reconhecer meu cartaz.
Quero ver quem é que faz as coisas que eu já fiz.

(Adalberto Claudino Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário