domingo, 22 de fevereiro de 2009

Cours de Français - Parte 02 - La Révolution Française


LA RÉVOLUTION FRANÇAISE

A Revolução Francesa é o nome que se deu a um conjunto de acontecimentos registrados entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799. A Revolução alterou o quadro político e social do país e foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana, ocorrida em 1776. Estavam em causa o Antigo Regime (Ancien Régime), e a autoridade do clero e da nobreza.
A Revolução Francesa passou a ser considerada como o acontecimento responsável pelo início da Idade Contemporânea. Com ela, foram abolidos a servidão e os direitos feudais na França, ao mesmo tempo em que foram proclamados os princípios universais de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” (Liberté, Egalité Et Fraternité).
Com o advento da Revolução, chegaram ao fim os privilégios da nobreza e do clero, fato este que representou o primeiro passo no sentido do igualitarismo. Com ela, novas ideologias foram semeadas na Europa. Houve guerras e a Revolução foi, até certo ponto, derrotada por uma tentativa de se retornar aos padrões políticos, sociais e institucionais do Antigo Regime (Ancien Régime), através de um movimento conhecido como Restauração ou Contra-Revolução. Foi nesse período em que o Rei da França, Luiz XVIII, outorgou aos seus súditos uma Carta Constitucional.
A Revolução Francesa pode ser subdividida em quatro grandes períodos: a Assembléia Constituinte, a Assembléia Legislativa, a Convenção e o Directório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário