sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A Difícil Missão de... (livro) - Parte 02


A DIFÍCIL MISSÃO DE SEGUIR A CRISTO - Parte 02

Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira?” (Marcos 8:34-36).
Diante do que foi exposto, pergunta-se: como está a sua vida como servo do Senhor? Você está sendo um servo fiel ou continua vivendo uma vida mundana, como os incrédulos? Veja o que nos diz I João 2:15-17: “Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre”.
Como está o seu relacionamento com o próximo, com seus vizinhos, com sua família, com seus irmãos em Cristo? Se você não está indo muito bem com eles, veja o que nos diz a palavra de Deus em I João 4:19-21: “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. Se alguém diz: eu amo a Deus, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão”.
Apenas para complementar, eis o que está escrito em I João 3:15: “Quem odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem em si a vida eterna”.
Tudo isso nos mostra o quanto é importante o AMOR na vida do verdadeiro seguidor de Cristo. Para que isso fique bem claro, veja o que nos diz o apóstolo Paulo em sua Primeira Carta aos Corintios, capítulo 13, versículos 4 a 7: “Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência”.
Como servo do Senhor, você tem sido paciente e bondoso diante do seu próximo? Digamos que você chegue ao trabalho e se depare com seu “chefe”num dia daquele de mau humor, gritando a todos como se o mundo estivesse desabando sobre ele. Como você reagiria aos insultos e às ofensas? Você lembraria que é servo do Senhor e agiria como tal, ou se comportaria como um funcionário sem o temor de Deus? É difícil a missão de seguir a Cristo, não? Volta e meia, estamos agindo como aqueles que ainda não conhecem o amor de Deus. É num momento como este que precisamos pensar antes de agir. É aí que precisamos lembrar que somos novas criaturas. Afinal, isso é bíblico: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo” (II Coríntios 5:17).
Mas o amor tem que ser verdadeiro. É muito fácil dizermos que amamos alguém, que estamos prontos a ajudar àqueles que se acham necessitados. Difícil mesmo é colocarmos em prática este AMOR. Vejamos o que nos diz o apóstolo Paulo em Romanos 12:9 e 10: “Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiem o mal e sigam o que é bom. Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito”.
No capítulo 13, versículo 10 da carta de Paulo aos Romanos, encontramos a seguinte advertência: “Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei”. E aí! O que você pensou quando decidiu ser servo do Senhor? Naquele momento em que o pastor fez o apelo e você levantou um dos barcos ou, talvez, os dois? O que você pensou no momento em que estava sendo batizado e, consequentemente, tornando-se membro de sua igreja? Será que você estava levando tudo aquilo a sério ou tudo não passou do resultado de um momento de emoção? Cada um responda segundo a sua consciência.
Seria muito bom que antes de decidirmos servir ao Senhor, ouvíssemos o que nos diz Josué no livro de Juizes, capítulo 24, versículo 15: “Mas, se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém, eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor”.

(A seguir, a parte 03)

Nenhum comentário:

Postar um comentário