quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

HINO DE PATOS - VAMOS CANTAR!!!


PATOS, TE AMO, PATOS!
Este é o título do hino de Patos, composto pelo saudoso radialista, cantor e compositor AMAURY FRANCISCO DE CARVALHO.

Não foi fácil para ele gravar um Compacto Duplo com suas composições, entre elas o Hino de Patos. Graças ao então prefeito Edmilson Fernandes Motta, que financiou 500 exemplares, o sonho foi realizado e lá estava o Compacto pronto e as músicas eternizadas.

Mas as dificuldades não pararam por aí. A venda dos discos não atingiu as expectativas do Amaury, apesar dos seus esforços para colocá-los na "praça". Isso causou um grande desgosto ao artista. Apenas alguns amigos mais íntimos chegaram a valorizar o trabalho do Amaury de Carvalho. Muitos discos foram doados pelo autor, como forma de divulgá-los.

Mas, vamos conhecer a extraordinária letra do Hino Oficial da cidade de Patos:

NUM CANTINHO DA MINHA PÁTRIA AMADA / E DENTRO DO MEU CORAÇÃO
ESTÁ MINHA TERRA ADORADA, / DE SONHOS E DE TRADIÇÃO;
O SEU NOME FOI TIRADO DA LAGOA, / DOS PATOS TRANQUILOS DE LÁ;
NO MUNDO UMA TERRA TÃO BOA, / EU CREIO, MEU DEUS, QUE NÃO HÁ!
(Estribilho)
PATOS, TE AMO, PATOS! / PATOS, EU SEMPRE HEI DE AMAR!
PATOS, TE AMO, PATOS! / PATOS, EU SEMPRE HEI DE AMAR!

A RIQUEZA ESCONDIDA NO SEU SEIO / NÃO PODE NINGUÉM CALCULAR;
DE ARTISTAS A CIDADE É UM ESTEIO, / SÃO LINDAS AS MORENAS DE LÁ!
NOS SEUS CAMPOS É BONITA A ALVORADA, / NOS RIOS QUE CORREM POR LÁ.
AS LOIRAS MENINAS DOIRADAS / DERRAMAM PERFUMES NO ANDAR!

O PROGRESSO FOI CHEGANDO DE REPENTE, / OS PATOS FUGIRAM DE LÁ,
DEIXANDO A SAUDADE NA GENTE / E A ÂNSIA DE VÊ-LOS VOLTAR!
OS SEUS FILHOS NOS LUGARES MAIS DISTANTES / SUSSURRAM SEU NOME SUTIL;
SÃO HOMENS DE FEITOS BRILHANTES, / AMANDO E HONRANDO O BRASIL!

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Outro grande artista patoense fez uma música em homenagem à cidade. O violonista ANTÕNIO EMILIANO, compôs a música PATOS DOS MEUS TEMPOS, para concorrer a um dos Festivais de Músicas Carnavalescas. Trata-se de uma linda marcha-rancho, na qual o autor tràs à memória dos patoenses fatos que marcaram época. VAMOS CANTÁ-LA!!!

PATOS DOS MEUS TEMPOS
(Antônio Emiliano)

Hoje, assim tão distante, eu te envio lembranças,
Sinto saudades de ti, do tempo em que eu era criança;
Patos, cidade querida, de um céu azul, cor de anil,
És parte da minha vida; oh, linda princesinha do Brasil.

Lembro os carnavais passados, que os anos não trazem mais,
Lembro as cavalgadas da rua do Prado
Que o tempo deixou pra trás,
Minha primeira escola, a banda e a retreta,
E a professorinha Antonieta.

Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá;
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá; (repete)
Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá,
lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá;

OBS.: Antônio Emiliano era um dos melhores violonistas da região das Espinharas. Era indispensável sua participação nas serestas realizadas na cidade, inclusive no programa do Virgílio Trindade, na Rádio Espinharas. Integrante do Conjunto Ataulfo Alves, Emiliano era um dos grandes astros, ao lado de Toinho do bandolim, Tatinha, Antônio Moreno, Valdemar do pandeiro, Marreco no afoxê e os cantores que completavam o grupo (Amaury de Carvalho, Antônio de Pádua, Agnaldo Xavier, Vavá Brandão, Adalberto Pereira, Aloísio Araújo e outros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário