sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A Difícil Missão de... (livro) - Parte 04


O SERVO DO SENHOR E O MUNDO

Às vezes, como servos de Deus, perguntamos como devemos viver num mundo tão conturbado, cheio de violências, de conflitos sociais, de desestrutura familiar. Enviado por Deus para falar a respeito da luz, João nos transmite as palavras de Jesus sobre os seus seguidores: “Se o mundo odeia vocês, lembrem que ele me odiou primeiro. Se vocês fossem do mundo, o mundo os amaria por vocês serem dele. Mas eu os escolhi entre as pessoas do mundo, e vocês não são mais dele. Por isso o mundo odeia vocês” (João 15:18,19). Vivemos lado a lado com os problemas porque somos humanos. Viver junto com o mundo é normal para o servo do Senhor. O que não devemos é estar misturados às coisas do mundo.

A IGREJA VISTA DE TODOS OS LADOS

Achamos por bem começarmos este tema com esta mensagem encontrada em Mateus 21:12 e 13: “Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombos. E disse-lhes. Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformaram em covil de salteadores”.
O que você tem feito da Casa do Senhor? Quantas igrejas estão na mesma situação daquele templo citado em Mateus? Quantas vezes estão transformando a Casa do Senhor em pontos comerciais, vendendo de tudo, desde livros, CDs evangélicos, lanches, etc., enquanto os pastores e os líderes das igrejas assistem a tudo complacentemente, como se aquilo fosse normal? Tenho exemplo de igrejas que promovem até bingos para aquisição de instrumentos musicais e algo mais. Não estão fazendo nada diferente do que fizeram os cambistas e vendedores citados no parágrafo anterior. Que belo exemplo, heim!...
O que nos deixa perplexos é saber que esses mesmos pastores que aprovam esse tipo de “delito espiritual” sobem aos Púpitos e condenam a Loteria Esportiva e outros tipos de jogos de azar. Pensam eles que pelo simples fato de estarem arrecadando dinheiro para certas aquisições, estão fazendo diferente das coisas mundanas. Com certeza, eles prestarão contas a Deus pelo que fazem com as coisas Divinas.

A IGREJA E O MUNDO

Há uma grande diferença quando colocamos diante um do outro, a Igreja e o mundo. É o mesmo que colocarmos frente a frente um objeto de grande valor e outro sem valor algum. A Igreja de Cristo precisa conservar essa diferença de qualidade. Precisa aperfeiçoar cada vez mais a sua imagem diante dos homens e diante de Deus. Assim procedendo, jamais perderá suas características de santidade e de respeito. Em sua Primeira Carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo disse: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”. Esta mensagem não foi para o povo do mundo, mas para o povo de Deus, para mim e para você. Portanto, sejamos diferentes daqueles que não seguem as orientações Divinas. Como servos do Senhor, temos uma grande responsabilidade: fazer a diferença no mundo em que vivemos.

A IGREJA NO MUNDO

Ora, se nós somos o santuário de Deus, no mundo somos sal e luz. Vejamos o que nos diz Mateus 5:13, como advertência para vivermos nu mundo: “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens”. Lá em I João, encontramos mais uma oportuna observação: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”. Portanto, precisamos Ter cuidado com os passos que damos neste mundo como igreja de Cristo. Se a igreja for no “embalo” do mundo, com certeza será abalada por ele.

A IGREJA DO MUNDO

Em Tiago 4:4, encontramos a seguinte mensagem para os crentes que não andam dignamente no caminho do Senhor: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. Isso nos mostra que a igreja do mundo não é a igreja de Deus. Ou você, como igreja, serve a Deus, ou serve ao Diabo. Podemos estar no mundo sem, no entanto, compartilharmos das coisas por ele oferecidas. Se assim não procedermos, somos igreja do mundo e esse tipo de igreja não interessa e nem agrada a Deus. Ele nos quer perfeitos, transformados, novas criaturas para serví-Lo em espírito e em verdade. Podemos estar juntos sem estarmos misturados. Assim, somos luz. Se nos misturarmos, somos trevas, fugindo dos propósitos Divinos.

O MUNDO NA IGREJA

Vejamos o que diz a Carta enviada à Igreja de Tiatira, segundo o Livro de Apocalípse, capítulo 2, versículos 19 e 20: “Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente assine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.”
Veja como a igreja de Tiatira, apesar de tantas ações positivas, abriu as portas para as coisas do mundo. Muitas igrejas costumam abrir espaços para as coisas mundanas, provocando misturas desagradáveis aos olhos do Senhor. Torna-se uma coisa tão natural que todos se acostumam sem que nenhuma providência seja tomada pelos líderes, para coibir tal abuso.
Já não se consegue mais separar as músicas e os ritmos mundanos dos evangélicos. A mistura é tamanha que tanto faz você estar numa igreja “evangélica” como estar numa festa do mundo, Alguns líderes chegam a dizer que isso é para satisfazer aos jovens. Pergunta-se, então, como transformar os nossos jovens em novas criaturas, se eles continuam na igreja como se estivessem no mundo? Que tipo de mudança estamos promovendo em nossas igrejas? A Bíblia é a mesma e os ensinamentos nelas contidos nunca mudaram, nem haverão de mudar. Os homens, estes sim, estão mudando as coisas.
É lamentável vermos nossas igrejas repletas de jovens (rapazes) com brinquinhos, tranças e tatuagens e, como se isso fosse pouco, usando todos os tipos de gírias. Enquanto isso, os pastores tentam justificar esse comportamento ridículo, afirmando que agem assim para não perder os jovens, como se estes já não estivessem perdidos. Quem aceita o Senhor Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, está disposto a se transformar em nova criatura. Quem assim não procede, com certeza não pertence ao povo de Deus.
Certa vez, em conversa com um pastor sobre a presença do mundo em muitas igrejas evangélicas, ouvi um depoimento preocupante. Ele, em tom de tristeza, disse: “Irmão, se prepare para ver coisas piores. Infelizmente, existe uma competitividade entre as igrejas e isso provoca fatos dessa natureza. A verdade é que não há uma preocupação com a qualidade espiritual da igreja, mas uma luta pela quantidade, mesmo que isso venha influir na espiritualidade da igreja”.

A IGREJA FORA DO MUNDO

Como igreja, não podemos e nem devemos nos distanciar do mundo, pois ele precisa de nós. Dois sócios podem conviver com suas diferenças, sem que um se adapte aos vícios do outro. Da mesma forma, igreja e mundo podem caminhar juntos, sem que aquela seja contaminada por este. Não é um procedimento fácil, mas com esforço e muita oração, isso é mais que possível. O que não pode e nem deve é o mundo viver sem a igreja de Cristo.
Se já vivemos num mundo de violência e de desespero, o que seria do mundo sem a igreja do Senhor? Apesar de muitas igrejas não seguirem a verdadeira doutrina cristã, formando verdadeiras seitas religiosas, sua presença pode até apresentar alguns pontos positivos. Se já temos tantas idolatrias e tantas corrupções, tudo isso seria mais contundente, bem mais expansivo sem a presença da verdadeira igreja de Cristo. O mundo precisa da nossa presença, do nosso testemunho.

(A seguir, a Parte 05)

Nenhum comentário:

Postar um comentário