domingo, 22 de fevereiro de 2009

Cours Basique de Français - Introdution


COURS BASIQUE DE FRANÇAIS - Parte 01

A Língua francesa é uma das mais belas do mundo contemporâneo. Este motivo nos leva a fazermos sua divulgação de uma forma singela. Não se trata de um curso completo, daqueles que levam as pessoas a falarem fluentemente um idioma. Tudo foi feito segundo os meus conhecimentos básicos da língua de um país que eu admiro de forma incondicional: a França.
Fica aqui o registro dos meus queridos professores de Francês, a começar pela professora Marly Carvalho (Colégio Alfredo Dantas, Campina Grande), professora Jacinta (Colégio Estadual da Prata, Campina Grande), professor Willy Bullara (Colégio Estadual de Patos, Paraíba), e Singane Diaw Papy (Brasília, DF). A eles, devo tudo aquilo que aprendi sobre o assunto que será visto a partir de agora. Vamos lá!!!

Antes de iniciarmos o nosso estudo propriamente dito, vamos conhecer um pouco da França.

O território francês estende-se do Mar do Norte ao Mediterrâneo. Sua paisagem é diversificada, caracterizando-se por regiões montanhosas a leste e ao sul, incluindo o Pico do Monte Branco (Mont Blanc), com 4.810 m, situado nos Alpes, o ponto mais alto da Europa Ocidental.
A França é conhecida como um dos maiores países da Europa. Nela, encontram-se extensas planícies atravessadas por quatro rios: o Sena, ao norte; o Loire e o Garona, que correm para o oeste; e o Ródano, que atravessa o Lago Lemano, desaguando no Mar Mediterrâneo.
A mais antiga data da história da França é a da fundação de Massília, hoje conhecida como Marselha, fato este que aconteceu por volta do ano 600 a.C. Até então, ele era apenas uma colônia grega, situada no sul do atual território francês. Naquela época, essa colônia era conhecida como Gália, que abrangia a região que hoje corresponde à França, Bélgica, norte da Itália e oeste da Alemanha.
A região, segundo os historiadores, era ocupada principalmente pelos gauleses, povo de origem celta, procedente do norte.
Apesar da monarquia francesa ser por diversas vezes datada do século V, a existência da França, como país, costuma ser fixada no século IX, com o Tratado de Verdun, que definiu a partilha do Império Franco, de Carlos Magno nas porções ocidental, central e oriental. A parte oriental pode ser considerada a origem histórica da Alemanha, enquanto a parte ocidental formou o país que viria a ser conhecido como FRANÇA.
A França está limitada ao norte pelo Canal da Mancha, que separa o continente das Ilhas Britânicas; pela Bélgica e por Luxemburgo, a leste da Alemanha, Suíça e Itália; ao sul pelo Mônaco, pelo Mar Mediterrâneo, pela Espanha e por Andorra; ao oeste pelo Mar Cantábrico e pelo Oceano Atlântico.
A França tem como capital PARIS, conhecida como “A Cidade Luz”. Suas principais cidades são: Bordeaux, Marselha, Lyon e Paris. Bordeaux está localizada no oeste – litoral do Oceano Atlântico. Marselha fica localizada no sul – no Mar Mediterrâneo.
A França é uma República democrática semi-presidencialista. O presidente da República é eleito por sufrágio direto e universal. Existem duas Assembléias eleitas: o Senado, eleito diretamente, e a Assembléia Nacional, eleita pelo voto popular.
O hino oficial da França é a Marselhesa (La Marseillaise) e sua língua oficial é o francês, embora também se fale o bretão, o basco e alguns dialetos locais. Sua data oficial é o dia 14 de Julho, quando se comemora a Tomada da Bastilha. O país tem uma área de 543.965 km2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário