sábado, 21 de fevereiro de 2009

A Difícil Missão de... (livro) - Parte 08


OS DONS ESPIRITUAIS

É bom estarmos atentos ao que nos diz I Coríntios 12:1-11 e 14:1-25, a respeito dos dons Espirituais. Há igrejas por aí que se preocupam com determinados dons, como se eles dependessem da nossa vontade, do desejo humano. Precisamos estar conscientes de que os dons Espirituais são dados gratuitamente por Deus e Ele nos dá conforme a Sua vontade. Se você duvida, vejamos o que nos diz I Coríntios 12:4-11 “Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons. Existem maneiras diferentes de servir, mas o Senhor que servimos é o mesmo. Há diferentes habilidades para realizar o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a habilidade para fazê-lo. Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo. Para uma pessoa o Espírito dá a mensagem de conhecimento. Para uma pessoa o mesmo Espírito dá fé e para outra dá o poder de curar. Uma pessoa recebe do Espírito poder para fazer milagres e outra recebe o dom de anunciar a mensagem de Deus. Ainda outra pessoa recebe a capacidade para saber a diferença entre os dons que vêm do Espírito e os que não vêm dele. Para uma pessoa o Espírito dá a capacidade para falar em línguas estranhas e para outra Ele dá a capacidade de interpretar o que essas línguas querem dizer. Porém é um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. Ele dá um dom diferente para cada pessoa, conforme Ele quer.”
Depois disso, acredito que não há dúvidas quanto aos dons espirituais, principalmente para quem tem a Bíblia como regra de fé e prática. O que se disser diferente é obra do demônio para confundir o povo de Deus. Precisamos Ter muito cuidado com as doutrinas criadas a partir de interpretações humanas.
A Palavra do Senhor manda que nos esforcemos para termos amor e, também, Ter dons espirituais, especialmente o de anunciar a mensagem de Deus (I Cor. 14:1). Veja bem que o principal é o AMOR. Tem muita gente por aí que se preocupa muito com os dons espirituais, mas ficam o tempo todo julgando os irmãos de outras denominações, inclusive excluindo-os do meio do povo de Deus. Quem assim procede, está desprovido do AMOR. A palavra de Deus diz que, “entre a fé, a esperança e o amor, a maior dessas coisas é o amor.” (I Cor. 13:13).
O que tem de igrejas valorizando o Dom de falar línguas como símbolo do batismo no Espírito Santo, é uma verdadeira coqueluche. Virou mania. Mas, para sabermos se isso tem ou não fundamento, vamos lá para Atos dos Apóstolos, onde encontramos o relato de Pentecostes. Mas, antes, precisamos saber que Pentecostes não foi um fato inédito. Era a festa da colheita do trigo, comemorado pelos israelitas no dia 6 do mês de sivã (terceiro mês do calendário hebraico, que ia de meados de maio a meados de junho). A palavra Pentecostes quer dizer “quinquagésimo dia” (em grego), pois ele era comemorado cinqüenta dias depois da Páscoa.
Naquele dia, todos os seguidores de Jesus Cristo estavam reunidos no mesmo lugar. “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa. Estavam morando alí em Jerusalém judeus religiosos vindos de todas as nações do mundo (Atos 2:4 e 5). Eles falavam em suas próprias línguas e todos os ouviam e os entendiam. “A multidão ficou admirada e espantada e comentava :- Estas pessoas que estão falando assim são da Galiléia! Como é que cada um de nós as ouvimos falar na nossa própria língua! Nós somos da Pártia, da Média, do Elão, da Mesopotâmia, da Judéia, da Frégia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia que ficam perto de Cirene. Alguns de nós são de Roma. Uns são judeus, e outros, convertidos ao judaísmo. Alguns são de Creta, e outros da Arábia. E como é que todos estamos ouvindo essa gente falar em nossa própria língua a respeito das grandes coisas que Deus tem feito!” (Atos 2:7-11).
Veja que eles não falaram frases isoladas. Eles falaram durante todo o tempo sobre as maravilhas Divinas. Eram idiomas diversos, mas entendidos por todos. Não eram línguas que ninguém entendia. Naquela ocasião, houve necessidade, pelas diversidades de pessoas presentes, vindas de várias nações. Essa necessidade acaba a partir do momento em que somos da mesma nacionalidade e falamos a mesma língua. Aquele foi um fato histórico, e fato histórico não se repete.
Se você foi batizado e não falou línguas estranhas, não se preocupe, pois isso não é necessário. Quando você aceita Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, você é convertido pelo Espírito Santo de Deus e, a partir daquele momento, ele passa a habitar em você. Veja o exemplo dos discípulos de Jesus Cristo e todos aqueles que O seguiram. Todos eles foram batizados, receberam o Espírito Santo e não precisaram falar línguas estranhas, pois isso é um Dom espiritual e não vem pela vontade do homem, mas pela vontade de Deus.
Tem gente que vive brincando com o Espírito Santo. É normal você ouvir de alguém a seguinte declaração: “Hoje o culto foi uma bênção. Hoje eu recebi o Espírito Santos”. E isso se repete, como se o Espírito Santo chegasse hoje e saísse no dia seguinte. Isso é doutrina do homem. A Bíblia não relata fatos dessa natureza. Ao contrário, ela diz que nós, servos do Senhor, somos morada do Espírito Santo. Valorizar determinados dons espirituais é forçar a vontade de Deus. Deixemos que o Espírito Santo aja em nossas vidas e recebamos o Dom que Ele nos der. Amém!

(A seguir, a Parte 09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário