sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Curiosidade

NOEL ROSA: Noel Rosa morreu aos 26 anos, vítima de tuberculose. Sua última composição foi a música “Eu sei sofrer”, gravada por Aracy de Almeida, sua cantora preferida. A música “Último desejo” foi composta por ele, para uma bailarina a quem amava, mas que não era sua esposa. Vale salientar que a última música (Eu sei sofrer), foi composta antes de sua morte. Você sabia?

COCA-COLA: A primeira garrafa de Coca-Cola foi vendida no dia 8 de maio de 1886 em Atlanta, Estados Unidos da América. Ela foi criada pelo farmacêutico John S. Pemberton. Inicialmente, a Coca-Cola era vendida como xarope. Por motivo de dificuldades financeiras, John Pemberton vendeu, em 1891, a fórmula do “xarope” ao empresário Asa G. Candle que, por sua vez, criou a The Coca-Cola Company. Em garrafa, ela foi vendida pela primeira vez em 12 de março de 1894. No Brasil, a Coca-Cola chegou em 1941, em Recife. Hoje, são vendidas, em todo o mundo, 40 mil garrafas e latinhas de Coca-Cola por segundo. Você sabia?

SÍNTESE DA CEF

CONHECENDO UM POUCO MAIS A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Criada em 12 de janeiro de 1861, por Dom Pedro II, a Caixa Econômica Federal tinha como finalidade maior a concessão de empréstimos e o incentivo à poupança. Para o Visconde de Rio Branco, a C.E.F. seria o que ele chamou de « Cofre seguro das classes menos favorecidas ». Seu primeiro nome foi Caixa Econômica Federal e Monte de Socorro. Em 145 anos de atividades a CEF desenvolveu-se, diversificando a missão que lhe fora confiada, agregando valores e reorientando o foco dos seus negócios.

Na segunda metade do século XX houve a intensificação na incorporação de novos papéis, a fim de superar as dificuldades que surgiram em diversas áreas de atuação. Houve, portanto, a necessidade do envolvimento da CAIXA na implementação da política habitacional do governo, a fim de reduzir o déficit de moradias. O resultado disso foi a incorporação do Banco Nacional de Habitação, em 1986. Surgiram novos desafios e experiências à corporação.

A CAIXA restringia-se à operação da carteira hipotecária surgida após a Revolução de 1930, quando foi assinada a primeira hipoteca destinada à aquisição de imóvel. Herdando parte do espólio e das atribuições do BNH, a CEF assumiu em definitivo a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria, bem como de importante financiadora do desenvolvimento urbano, principalmente do saneamento básico. Isso ainda produz efeitos na vida funcional, financeira e operacional da instituição.

Pela Lei 20.250, de 18 de julho de 1931, foram inauguradas as operações de empréstimo em consignação. Logo, a experiência da CAIXA nessa modalidade de crédito para pessoas físicas vem de longa data e hoje está disseminada entre funcionários públicos, empregados de empresas privadas e aposentados.

A Caixa Econômica Federal também assumiu a exclusividade dos empréstimos sob penhor, com a consequente extinção das casas de prego operadas por particulares. Isso só foi possível graças a uma determinação do Governo Federal, formalizada no Decreto 24.427, de 19 de julho de 1934.

Foi pelo Decreto presidencial 50.954, de 14 dejulho de 1961, que o setor privado perdeu a concessão para explorar loterias, passando a incumbência para o Conselho Superior das Caixas Econômicas Federais. No entanto, esse nome foi extinto depois da unbificação oficializada com o Decreto 759, de 12 de agosto de 1969. Cem anos depois de sua fundação, a CEF passou a deter o monopólio da fé na sorte e dos sonhos de milhões de brasileiros, expandindo as loterias, tornando-as modernas e diversificadas.

A Caixa Econômica Federal é uma empresa pública subordinada ao Ministério da Fazenda e vinculada tecnicamente ao Ministério do Planejamento. Segundo o estatuto aprovado e, 30 de abril de 2004, a estrutura organizacional da CAIXA é composta da Presidência e onze Vice-Presidências, a saber : Administração e Riscos, Negócios e Serviços Bancários, Transferência de Benefícios, Controladoria, Crédito, Finanças e Mercado de Capitais, Logística e Gestão de Pessoas, Segmentos e Distribuição, Tecnologia da Informação, Ativos de Terceiros e Desenvolvimento Urbano.

A CAIXA adota a gestão compartilhada, onde as diversas instâncias atuam em colegiado. O Conselho Diretor é a instância deliberativa de caráter estratégico, enquanto a Diretoria Executiva é o colegiado encarregado da coordenação e execução das ações corporativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário