terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Lula tem sido...

'Lula tem sido conivente com a corrupção', diz Jarbas
Depois de atacar seu próprio partido, o senador peemedebista Jarbas Vasconcelos (PE) mirou o Planalto. Ele acusou hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ser conivente com a corrupção que, segundo ele, está impregnada em todos os partidos, "sobretudo no PMDB". "Não é de hoje que o PMDB tem sido corrupto. Mas o Lula tem sido conivente com a corrupção. Lula e o PT não inventaram a corrupção, mas ela tem sido a marca do governo dele. É o governo do toma-lá-dá-cá", disse.
Ao reforçar os ataques a seu partido, Jarbas afirmou que a corrupção aumentou no PMDB na última década. "O descaminho do PMDB é de dez anos para cá. O que tem motivado o gigantismo do PMDB é o fisiologismo", afirmou. Apesar de insistir nas denúncias, Jarbas se recusou a apontar nomes de peemedebistas que praticam atos de irregularidade. "Todo mundo sabe da corrupção do PMDB. Estou combatendo práticas, e não vou ficar puxando listas. Seria muito volumoso. Para que isso seja investigado deve haver uma pressão. Não sou eu quem vai comandar esse processo, eu apenas abri o debate dando o pontapé inicial", disse.
Jarbas procurou desvincular sua atitude com a eventual candidatura como vice-presidente na chapa do tucano José Serra (SP), governador de São Paulo, na eleição para o Planalto em 2010. "Meu candidato é Serra, mas não quero ser vice. Não tenho condições, mesmo porque não vou sair do PMDB", afirmou. Jarbas não acredita que o PMDB vá lançar candidato próprio à sucessão de Lula. "O PMDB é uma confederação de interesses regionais. Não tem uma liderança nacional para disputar, não tem um líder para empolgar o partido."
Meu comentário: Li a matéria e concordo plenamente com o senador Jarbas Vasconcelos e vou bem mais além: eu temo pelo futuro do Brasil. Desculpem-me os mais otimistas (ou conformados), mas aqueles que criticaram e ainda criticam a Ditadura Militar, estão agora caminhando descaradamente em direção a uma Ditadura Civil. Nossa democracia está ameaçada. Precisamos ver com mais clareza e sabedoria o significado de DEMOCRACIA.
Elogiar a atitude do povo venezuelano é o mesmo que chamar os brasileiros de idiotas e imbecis, qualidades que uma pequena minoria não tem. Lembro muito bem (não tenho a mamória curta como muitos por aí), quando os petistas, estimulados pelo senhor Luiz Inácio da Silva, na época um simples metalúrgico, criticavam aqueles que pensavam em se perpetuar no Poder. Lembro também de um PT arrogante e prepotente, sempre criticando seus adversários, entre eles o PMDB, chamando-os de irresponsáveis e corruptos. Lembro ainda de um PT que prometia moralidade, caso chegasse ao Poder (veja o resultado).
Infelizmente, a grande maioria dos brasileiros ainda não despertou para a iminência de nos transformar numa Cuba ou numa Venezuela, o que não faz diferença alguma. Para os que se passam por inocentes ou indiferentes a tudo isso, um alerta: Cuba e Venezuela são dois países onde as populações não têm liberdade de expressão ou de pensamento. Assistir a tudo isso passivamente não condiz com a realidade de um país que tirou do Poder um presidente, por um motivo tão insignificante, se considerarmos a sequência de denúncias envolvendo pessoas ligadas ao Palácio do Planalto.
Lembro que, na época do Impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, entrevistei alguns jovens “caras pintadas” sobre os motivos daquele movimento e qual não foi a minha surpresa ao constatar que entre 100 entrevistados 95 não souberam dizer por que estavam ali. Todos eles eram estudantes que se diziam conscientes de sua opção.
Lembro de políticos como Humberto Lucena, Ulisses Guimarães, João Agripino e outros que, vivos, não se dobrariam diante de ofertas pomposas, colocando em risco a sua integridade moral e a dignidade de quem se elege para defender os interesses populares, mas preferem trair a confiança que lhes foi depositada através do voto.
Excluindo-se alguns políticos que ainda conservam um espírito de moralidade, o PMDB e outros partidos que, no passado, foram massacrados pelas línguas desenfreadas dos petistas, não merecem a confiança de pessoas idôneas que, sendo minoria, não encontra coragem para se manifestar, deixando essa corajosa iniciativa para os deputados e senadores, eleitos para defendê-las contra as investidas irresponsáveis de quem quer fazer do Brasil um país de negociatas.
Francamente, tenho muito medo do que pode acontecer no Brasil do futuro, se os brasileiros não se colocarem no lugar de críticos inteligentes. Sei que isso é difícil, visto o alto índice de analfabetismo, segundo pesquisas divulgadas, além dos subservientes que teimam em aplaudir atitudes que não coincidem com as nossas reais necessidades.
Qual o destino de um país onde políticos são eleitos na cadeia e ainda têm o direito de serem empossados e até ovacionados? O que aconteceu com os patrocinadores do Mensalão? Foram punidos ou estão rindo da nossa cara? O que se tem feito para coibir a violência que tem ceifado tantas vidas inocentes?Vocês já notaram que o cidadão de bem está preso em suas residências, enquanto os bandidos estão soltos e livres para agir em qualquer lugar e a qualquer hora? Isso é ser um país sério? Qual a sua avaliação?
Alerta, povo brasileiro!!!
(Adalberto Claudino Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário