sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A Difícil Missão de... (livro) - Parte 03


COMO ANDA A IGREJA DE CRISTO?

Existem muitas igrejas evangélicas espalhadas por este mundo a fora, cada uma seguindo a doutrina escolhida, mas com o mesmo ideal: servir a Cristo. Umas até exageram na maneira de servir, achando que igreja viva é aquela que sapateia, pula, esperneia e fazem um barulho tremendo. Para uns, o Espírito Santo só está presente se assim procederem. Mas, afinal, como está caminhando a igreja de Cristo, independente das doutrinas que pregam? Que tal colocarmos em evidência as sete cartas às igrejas da Ásia, segundo o Livro de Apocalípse? Esta será uma grata oportunidade de você analisar o comportamento das igrejas nos dias atuais.

CARTA À IGREJA EM ÉFESO

“Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaitas, as quais eu também odeio”.

CARTA À IGREJA EM ESMIRNA

“Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás. Não temas as cousas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

CARTA À IGREJA EM PÉRGAMO

“Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Tenho, todavia, contra ti algumas cousas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem cousas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição. Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaitas. Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra elas pelejarei com a espada da minha boca”.

CARTA À IGREJA EM TIATIRA

“Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher , Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mais ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem cousas sacrificadas aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda a mente e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras. Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as cousas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós; tão somente conservai o que tendes, até que eu venha. Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã”.

CARTA À IGREJA EM SARDES

“Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Portanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti. Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas. O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”.

CARTA À IGREJA EM FILADÉLFIA

“Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca forca, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei. Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome”.

CARTA À IGREJA EM LAODICÉIA

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: estou rico e abastado e não preciso cousa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono”.

Você conheceu as sete igrejas da Ásia e sentiu os seus problemas, os seus maus e bons costumes. Viu também o que Deus mandou dizer a cada uma delas. É claro que, segundo a Bíblia, livro de uma verdade indiscutível e incontestável, apenas a igreja em Filadélfia se apresenta como exemplo aos olhos do Senhor. E agora, como é a sua igreja? A quem ela se assemelha? O que você tem feito de bom, como parte da igreja, para agradar a Deus?
Como servos do Senhor, devemos saber da grande responsabilidade que foi colocada sobre nós. Senão vejamos o que o apóstolo Paulo escreveu em sua Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 6, versículo 19: “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”.
Você se considera um servo fiel? Se você não é fiel, o que está fazendo na Casa de Deus? Apenas preenchendo um lugar e atrapalhando o crescimento espiritual da igreja? Está tentando enganar a quem? A Deus ou a você mesmo? Ou você está pensando que Deus precisa de servos infiéis? Muitas vezes precisamos dizer como o salmista: “Trata o teu servo segundo a Tua misericórdia e ensina-me os Teus decretos. Sou teu servo; dá-me entendimento, para que eu conheça os Teus testemunhos”.

( A seguir, a Parte 04)

Nenhum comentário:

Postar um comentário