quarta-feira, 1 de julho de 2009

A VERDADEIRA ORIGEM DA QUADRILHA...


QUAL A ORIGEM DA QUADRILHA?

A quadrilha é originária da França e era dançada na Europa por várias dezenas de pares. No Brasil, no tempo do Império, a quadrilha era apresentada nos grandes bailes que a corte realizava. O tempo foi passando e a quadrilha passou a ser uma dança folclórica.

Ao contrário do que se pensa, a quadrilha não era uma dança de São João, pois teve origem nobre nos salões reais, mas tornou-se tão popular que acabou nos terreiros. Vale salientar que em qualquer país da Europa do século XIX, a quadrilha fazia a abertura dos bailes aristocráticos, principalmente na França.

Pelo seu ritmo sincopado e pelas suas marcações dançantes, a quadrilha perdeu o formalismo dos salões nobres, tornando-se uma mania popular, atingindo todos os recantos do país.

O nome de quadrilha deveu-se ao fato de suas figuras lembrarem a formação militar da squadra, quando os soldados ficavam perfilados em quadrado. O seu diminutivo vulgarizou-se e acompanhou o espanhol cuadrilla. No Brasil, a dança e a música da quadrilha chegaram ainda no tempo da Regência (1830-1841). São cinco as figuras da quadrilha francesa:

PANTALOU: porque ela foi dançada pelo rei Luis Felipe, em Paris, no ano de 1830. Na ocasião, ele vestia pantalonas, em lugar de calções curtos.

ETÉ: que antes era conhecido como Avant Deux.

LA POULE: porque a música chegava a imitar o cacarejo de galinha.

PASTOURELLE: porque foi inspirada na música do pistonista Collinet, no romance Gentil Pastora.

CHASSÉ CROISÉ ou GALOP: porque a dança sempre terminava com animado galope, com todos os dançarinos mudando de lugar e passando uns na frente dos outros.

Aí está a verdadeira origem da quadrilha, hoje tantas vezes dançada nas festas juninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário