sexta-feira, 24 de julho de 2009

MEDICINA EM FOCO - PARTE 7 - A BURSITE

(Clique na imagem para vê-la ampliada).
(Clique na imagem para vê-la ampliada).

A BURSITE

De acordo com o ponto de vista ortopédico, a BURSITE é um processo inflamatório da BOLSA SEROSA conhecida como BURSA, que se encontra em diversas articulações do corpo, e não somente no ombro, como muitos pensam. Por sinal, os problemas causados pela bursite não começam na glândula bursa e sim em outras estruturas. Esta lesão pode, inclusive, ter início no tendão, estendendo-se depois para a bursa. Isso significa dizer que o problema inicial é no tendão. Assim, seria bem mais adequado chamá-la de TENDITE.

Conforme estudos feitos mostraram que as lesões inflamatórias e degenerativas dos tendões são as que causam com maior frequência, dor no ombro. Sabe-se, no entanto que, em geral, elas aparecem de forma espontânea a partir da quarta década de vida. Mostra-se ainda que existe uma relação direta entre as atividades físicas e o desenvolvimento de lesões inflamatórias nos tendões do ombro, causando a dor no local.

Existe também uma conclusão lógica, segundo a qual as atividades esportivas que exigem a utilização dos braços para arremesso, como volei, natação, tênis, etc., oferece maiores possibilidades de desenvolver este tipo de lesão inflamatória e dor. O mesmo acontece em atividades em que há necessidade de se elevar os braços acima da cabeça, a exemplo das limpezas de estantes, carregadores de mercadorias, etc. Os sinais e sintomas decorrentes destas atividades descritas que culmina com dor no ombro chamam-se SÍNDROME DO IMPACTO, que muitos chamam de BURSITE.

Desta forma, fica esclarecido que bursite é a inflamação da bursa, uma pequeno bolsa contendo líquido que envolve a articulação. Esta pequena bolsa tem como finalidade, servir de amortecedor entre os ossos, os tendões e os tecidos musculares. A bursite ocorre, principalmente, nos ombros, nos cotovelos e nos joelhos.

SINTOMAS, CAUSAS e TRATAMENTO

A bursite provoca dores, endemas, inflamações e restrição de movimentos. Ela é causada por traumatismos, infecções, lesões por esforços, ujso excessivo das articulações, movimentos repetitivos, artrite (inflamação das articulações) e gota (depósito de cristais de ácido úrico na articulação). Trata-se da bursite mediante orientações médicas. Some-se a isso o uso de antiinflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos na área afetada. Os exercícios fisioterapêuticos também podem ajudar, sendo estes acompanhados por especialistas. Se o caso for mais grave, pode-se até apelar para uma intervenção cirúrgica.

O repouso, o aquecimento prévio do corpo antes das atividades físicas, o posicionamento correto durante as atividades físicas, o uso de talas de plástico para imobilizar a área afetada, a utilização de calor úmido e os antibióticos nos casos mais graves, podem ajudar no processo de tratamento.

Os médicos recomendam à pessoa a não se automedicar, uma vez que os analgésicos podem ser contra-indicados para mulheres em período de gestação, bem como para pessoas com úlcera. Aconselha-se deixar a área afetada em descanso o máximo possível ; fazer aplicações de gelo no local ; evitar as atividades que venham provocar o processo de inflamação. Também é aconselhável a realização de exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e dos tendões, mas no caso de fisioterapia, somente com a orientação de um profissional especializado.

ATENÇÃO! Ao sentir pressão no peito e dor que se reflete pelos braços e costas podem ser causados por problemas cardíacos e não por bursite. Neste caso, procure um médico especialista com urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário