terça-feira, 21 de julho de 2009

MEDICINA EM FOCO - PARTE 2 - O TÉTANO

A FERRUGEM ARMAZENA O BACILO DO TÉTANO. (veja esta foto)

O TÉTANO
Chama-se CLOSTRÍDIUM TETANI, a bactéria causadora do tétano. Trata-se de um micróbio de 3 a 5 micra de comprimento, que tem a forma de um palito de fósforo, embora nem sempre se apresente assim. A fim de aumentar suas condições de sobrevivência, este micróbio assume, às vezes, a forma de esporo, que é um grãozinho menor que o bacilo. Vale salientar que o esporo tetânico vive geralmente no intestino do homem e de outros animais, sem causar-lhes danos.

As dejeções espalham os esporos por toda a parte. Por isso a maior incidência de tétano verifica-se nas zonas rurais, mas se fazem presentes em qualquer lugar ao serem lavados pelos ventos ou pelos detritos que se aderem aos pés das aves e de outros animais.

Por sua vez, o bacilo apresenta-se bem mais sensível, só podendo sobreviver fora do contato com o oxigênio e, por isso, é classificado como um MICRÓBIO ANAERÓBIO. Basta um sopro de ar fresco para matá-lo, tornando improvável o seu desenvolvimento em feridas superficiais. Mas, cuidado! Quando o ferimento se apresenta profundo, o esporo pode penetrar junto com a sujeira do instrumento contundente.

Alojando-se embaixo da superfície da pele, livre do contato com o ar, o esporo desabrocha em bacilo, que se prolifera, passando a produzir toxinas que invadem o sangue. Potente e rápido, o veneno ataca as células nervosas, localizadas, geralmente no sistema nervoso central, que regula os movimentos musculares.

O processo de contração tetânica generaliza-se rapidamente por todos os músculos. No rosto, a contratura provoca deformações da fisionomia. Ao chegar à nuca, a rigidez muscular projeta a cabela para trás. Ao chegar à língua e à faringe, torna praticamente impossível ao paciente engolir até mesmo água.

Qualquer barulho, contato brusco ou mudança rápida na iluminação do ambiente pode provocar espasmos dolorosos e incontrolados. Se houver repetições contínuas e intensas, essas contrações poderão matar o paciente por exaustão. Caso o processo não seja detido, o paciente morrerá asfixiado, devido aos espasmos dos músculos respiratórios.

PREVENÇÃO: O soro antitetânico é o único remédio capaz de deter a produção de toxinas do bacilo no organismo. Há, no entanto, limitações para o uso deste soro. É preciso que a toxina ainda não tenha se fixado no sistema nervoso da vítima. A alergia ao soro é outra limitação que ocorre em grande percentual de parcientes e que pode apresentar conseqüências fatais.

Existe ainda uma medicação paliativa para o tratamento dos sintomas, mas não da doença propriamente dita. O certo é que as vítimas do tétano precisam ser tratadas em hospitais, com medicamentos como sedativos, relaxantes musculares, drogas contra dor e antibióticos.

ATENÇÃO! Se a toxina se fixar no sistema nervoso, a morte será inevitável, uma vez que não existem meios de reverter o processo. Mas apesar de tudo, todo o problema do tétano pode ser evitado com segurança, por meio de um recurso muito simples, que é a VACINA ANTITETÂNICA, obtida da própria TOXINA TETÂNICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário