sexta-feira, 24 de julho de 2009

MEDICINA EM FOCO - PARTE 6 - A ESQUISTOSSOMOSE

SCHISTOSOMA MANSONI > à esquerda, um par de macho e fêmea; no centro, a fêmea; à direita, o macho.
(Clique na imagem para vê-la maior)

A ESQUISTOSSOMOSE (schistosoma mansoni)

Esse doença é originária da África e se dispersou de forma rápida pelo continente americano, principalmente nos países que receberam maior número de escravos. No Brasil, a dispersão encontrou uma certa facilidade, uma vez que o parasita encontrou as mesmas espécies de caramujos que, na África, sobreviveram e disseminaram na água utilizada pelo homem (margens dos rios, lagos, brejos, poços e valas).

Os esquistossomos são pequeninos vermes, que medem em torno de 1 centímetro de comprimento. Os machos apresentam uma região anterior curta e cilíndrica, seguida por uma outra achatada, que fica enrolada, formando um canudo onde a fêmea fica aninhada durante toda sua vida.

Na região anterior, eles apresentam duas ventosas, através das quais se fixam às paredes dos vasos sanguíneos. Isto impede que sejam arrastados pelo sangue. Sempre junto, o casal caminha à procura das veias mais finas, situadas na mucosa intestinal. É ali que a fêmea deposita os ovos, formando verdadeiras fiadas no interior dos capilares.

Os ovos morrem por secação se não atingirem a água depois de algum tempo. Ao cair na água, a larva começa a sair da casca do ovo. Ela se contrai, agita-se e, depois de romper a casca, põe-se a nadar até encontrar o caramujo da família dos PLANORBÍDEOS. Depois de penetrar no caramujo, a larva, também conhecida como MIRACÍDIO, transforma-se, cresce e multiplica-se, atingindo a maturidade.

Depois de aproximadamente um mês, as larvas-filhas, também chamadas CERCÁRIAS, deixam o caramujo e ficam nadando nas imediações da superfície da água. E chegada a hora delas atacarem. Se alguém entrar na água para tomar banho, lavar roupa ou atravessar um riacho com os pés descalços, as larvas-filhas aderem à pele por meio de suas ventosas. Em seguida, elas abandonam a cauda e vão perfurando os tecidos, até encontrar algum vaso sanguíneo ou linfático. Com a ajuda da circulação, elas chegam ao fígado, onde são transformadas em vermes adultos.

Dando sequência a esse trabalho de mutação, eles se acasalam, em seguida saem do fígado pela veia porta e fazem um percurso em sentido contrário ao da circulação, em busca dos capilares venosos da parede intestinal, onde se fixam, causando a ESQUISTOSSOMOSE INTESTINAL, caracteriuzada pelas diarréias e alterações do aparelho digestivo e do fígado, podendo chegar à cirrose.

Nas formas mais graves aparece a ASCITE, que é o acúmulo de líquido no abdome, causando a chamada BARRIGA D’ÁGUA. Muitos a conhece pelo nome de DOENÇA DOS CARAMUJOS, pelo fato de ser o caramujo o principal hospedeiro dos esquistossomos. As crianças são mais acessíveis ao parasita, sendo mais vulneráveis por brincarem em locais úmidos, sem terem a idéia de que alí podem estar os SCHISTOSOMA MANSONI a espera de um hospedeiro. Os adulto, geralmente se protegem usando botas ou repelentes.

CICLO VITAL DO PARASITA

Quando as larvas penetram na pele humana, alcançando o interior do fígado, transformam-se em vermes adultos que se acasalam e se reproduzem. Os ovos libertam na água o miracídio, que penetra num molusco, dos quais saem as outras larvas com capacidade para nadar, a fim de encontrarem um novo habitat, que é o organismo humano. No organismo dos moluscos planorbídeos o miracídio se transforma em esporocisto, gerando em seu interior as cercárias.

Sabe-se que o ciclo de evolução do SCHISTOSOMA MANSONI passa por duas fases diferentes. Na primeira acontece o desenvolvimento da larva depois de penetrar em alguns tipos de moluscos que vivem em lugares úmidos. A segunda fase ocorre depois do aban dono desses hospedeiros, que podem, depois de livres, penetrar no homem através de sua pele.

Diarréia, cólicas, febres, dores de cabeça, náuseas, tonturas, sonolência, emagrecimento, endurecimento e aumento de volume do fígado, hemorragias que causam vômitos negros e fezes negras, são os principais sintomas da esquistossomose. Sentindo esses sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente um médico, a fim de que este faça todos os procedimentos necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário