quinta-feira, 23 de julho de 2009

MEDICINA EM FOCO - PARTE 5 - A GRIPE SUÍNA (H1N1) - INFLUENZA A

PASSAGEIROS DE UM METRÔ NO MÉXICO, COM MÁSCARA DE PROTEÇÃO CONTRA A GRIPE SUÍNA (H1N1).

GRIPE SUÍNA (H1N1)

A GRIPE SUÍNA é causada pelas estirpes de virus que habitualmente infectam os porcos. Atualmente estas estirpes estão sendo encontradas no VIRUS DA GRIPE C e nos subtipos do VIRUS DA GRIPE A, conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1, H3N2 e H2N3.

Vale salientar que nos seres humanos, os sintomas da gripe A (H1N1) são idênticas aos da gripe e síndroma gripal em geral, ou seja, calafrios, febre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza, desconforto geral e, em alguns casos, náuseas, vômito e diarréia. O virus é transmitido de pessoa para pessoa e, ao contrário do que muitos pensam, não existe qualquer risco de contaminação pela alimentação de carnes suínas.

Carne suína cozinhada a 71ºC, mata o virus da INFLUENZA A (H1N1), bem como de outros virus e bactérias. A exemplo da gripe humana comum, a Influenza A apresenta como principais sintomas : febre alta, dores pelo corpo, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias. Esta nova gripe causa mais diarréia e vômitos que a gripe convencional. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os medicamentos antiviral OSELTAMIVIR e ZANAMIVIR, ainda em testes iniciais, mostram-se efetivos contra o virus H1N1.

Como possível prevenção, aconselha-se lavar bem as mãos, evitar contatos entre mãos e olhos, nariz e boca depois de tocar em superfícies, usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados e ter hábitos saudáveis como hidratação corporal, alimentação equilibrada e atividades físicas. No caso da contaminação, cinco dias depois do início dos sintomas, o paciente deve evitar sair de casa, visto ser este o período de transmissão da gripe A. Aconselha-se ainda evitar abraços, apertos de mãos ou qualquer outro tipo de contato físico, como forma de evitar a dispersão do virus.

ATENÇÃO ! a contaminação da gripe suína (H1N1) acontece da mesma forma que a gripe comum, ou seja, por via aérea, contato direto com uma pessoa infectada, pelo contato com as mãos ou por objetos contaminados. O surto da gripe suína de 2009 em humanos deveu-se a uma nova estirpe de INFLUENZAVIRUS A subtipo H1N1, que continha genes relacionados de modo muito próximo à gripe suína. Até o momento a origem desta nova gripe ainda é desconhecida, apesar de muitos terem afirmado que ela procede do México.

IMUNIZAÇÃO

Afirma-se que já existe uma vacina para porcos, mas nenhuma para seres humanos. A vacina contra a gripe convencional chegou a ser testada, mas ofereceu pouca ou nenhuma proteção contra o virus H1N1. Há informações de que o Japão já começou a desenvolver uma vacina eficaz. Por sua vez, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) já vem investigando formas de tratamento para a doença.

No Brasil, o Instituto Butantan, em São Paulo, está dando sua colaboração à OMS nas pesquisas para elaboração de uma vacina contra a gripe suína, cujo processo de finalização está previswto para um período entre quatro e seis meses. Os primeiros virus Influenza A que chegaram ao Brasil foram coletados de quatro pacientes, sendo uma do Rio de Janeiro, um de Minas Gerais e dois de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário