terça-feira, 7 de julho de 2009

CURRICULUM VITAE - ADALBERTO PEREIRA



CONHECENDO MELHOR O AUTOR DESTE BLOG

ADALBERTO CLAUDINO PEREIRA é filho de José Claudino Pereira e Eudócia Pessoa Pereira, ambos já falecidos. É natural de Paulista, Estado de Pernambuco, tendo nascido no dia 22 de novembro de 1941, às 23h:30 de um sábado. Sua primeira professora chamava-se d. Maroca, mas as primeiras letras lhe foram ensinadas por sua mãe, antes de freqüentar a escola. Tem três irmãos: Abinoan, Gilma e Renato (os dois últimos de outro casamento). Lermbra alguns professores, que não são citados pela ordem, nem obedecendo a sequência dos colégios: D. Maroca, d. Guiomar, Sevy Nunes, Marly Carvalho, Otília, Wanda, Terezinha, Raimunda, Adalmira Cajuaz, Pe. Emídio, Pe. Raimundo, Sinval, Raimundo Suassuna, José Carlos, Josa, Leopoldo, entre outros.

Com 9 anos de idade, seus pais fixaram residência na cidade paraibana de Campina Grande, onde ele deu sequência aos estudos, inicialmente na famosa escola de d. Adelma, tendo como professora d. Guiomar (filha da proprietária). De lá, foi para o Colégio Alfredo Dantas, onde cursou o primário. Em seguida, transferiu-se para o Colégio Estadual da Prata (O Gigantão). Em 1960 ingressou no Exército, servindo no Batalhão de Serviços de Engenharia, na função de Burocrata Contador, na Fiscalização Administrativa. Antes do Exército teve seu primeiro emprego numa banca de jornais e revistas, nas proximidades da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Tinha, na época, 16 anos. Saiu para trabalhar num escritório de Representações, do Sr. Geraldo Soares (representava os tecidos A. Bitencourt, tecidos Bangu, Lincold Industrial, molas Blscksteel e capotas Triunfo).

Ao sair do Exército, em 1961, foi fixar residência na cidade de Patos, no sertão paraibano, onde trabalhou na firma multinacional Anderson & Clayton, a convite do Sr. Eliezer Holanda, um amigo da família. Saindo do emprego, foi trabalhar com o pai, numa oficina de fundição, pertencente ao Sr. Alicio Barreto. Em 1962 foi trabalhar na Rádio Espinharas, a convite do Sr. José Augusto Longo da Silva, ali ficando até o ano de 1964. Voltou a trabalhar, numa oficina de fundição, agora de propriedade de seu pai. Em 1969, trabalhou por pouco tempo na Difusora Rádio Cajazeiras. Em 1973, assumiu em definitivo a profissão de radialista, na Rádio Espinharas de Patos. Fez o curso de Torneiro Mecânico no Centro de Formação Profissional de Patos – SENAI, de 26 de agosto a 16 de janeiro de 1974.

Em 1979 foi trabalhar na Emissora Rural A Voz do São Francisco, em Petrolina, fazendo parte do Departamento de Jornalismo da emissora. Em 1981 foi convidado pelo Sr. José Augusto Longo da Silva, para trabalhar na Rádio Panati de Patos, onde ficou até 1982. Neste mesmo ano, retornou à Rádio Espinharas, assumindo a Direção do Departamento de Jornalismo, onde ficou até o ano de 1984. Retornou à Petrolina, desta feita para assumir a Direção de Jornalismo da Rádio do Grande Rio. Alí ficou até o ano de 1986, quando foi indicado para gerenciar a Rádio da Grande Serra, em Araripina, Pernambuco.

Casou-se, em primeiras núpcias, em 1961. Deste casamento teve nove (9) filhos: Almir, Adylene, Aldir, Aldimir, Aldenice, Adalberto Jr., Ademir, Aldyene e Adynalva. Viveu maritalmente, durante quase 8 anos com outra mulher, com a qual teve uma filha: Morgana. É casado com Antonia Cleide e deste casamento nasceram três filhos: Patrícia Joyce, Joycecleide e Wesley. Fora do casamento teve mais dois filhos: Sandra e Enoque.

O QUE FEZ O AUTOR COMO PROFISSIONAL?

Em Patos, foi Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal nas gestões dos prefeitos Edmilson Fernandes Motta (4 anos) e Rivaldo Medeiros da Nóbrega (2 anos), totalizando seis anos.
* Foi Assessor de Imprensa da Câmara Municipal nas gestões dos Vereadores Juracy Dantas de Sousa (duas legislaturas) e Apolônio Gonçalves (uma legislatura).
* Integrou os quadros de árbitros da Liga Patoense de Futebol por vários anos, chegando a ser Diretor do Departamento de Arbitragem da L.P.F.
* Foi Assessor de Imprensa do III Batalhão de Polícia Militar.
* No dia 26 de agosto de 1978, recebeu o título de Cidadão Patoense, outorgado pela Câmara de Vereadores no dia 10 de abril do mesmo ano (Lei nº 1.219), pelos relevantes serviços prestados à cidade de Patos, na área de comunicação.

Seus primeiros passos no mundo do rádio foram dados no ano de 1962, na Rádio Espinharas de Patos, pertencente ao então Senador Drault Ernani de Mello e Silva, para onde foi levado por José Augusto Longo da Silva. Era Diretor, naquela época, Maurício Leite. Ele ainda lembra alguns colegas, além do José Augusto Longo da Silva: Orlando Xavier, Luiz Oliveira, Edilson Brandão, José Wilson, Artur Dionísio, João Bosco (Boró), Mestre Abdon (o técnico da emissora), Edleuson Franco de Medeiros e Luiz Pereira.

Em 1973 fez um teste na Rádio Cariri, em Campina Grande, sendo aprovado. Já estava com o dia certo para se apresentar na emissora, quando foi convidado pelo Pe. Assis para iniciar seu trabalho na Rádio Espinharas. De imediato aceitou ao convite e foi aí que veio sua segunda passagem pela emissora, na época já pertencente à Diocese de Patos. Desse tempo lembra: Odísia Wanderley, Corina, José Pedra, José Augusto da Costa Nóbrega, Souza Irmão, Valdemar Tude, Valdemar Rui, Louraci Freitas, Nestor Gondim, Petrônio Gouveia, Roberto Fernandes, José do Bonfim, Edleuson Franco, Aloísio Araújo, Juarez Farias, Amaury de Carvalho, Virgílio Trindade, Orlando Xavier, o velho Zacarias, José Augusto Longo da Silva, Fernando Augusto, Francisco Augusto da Costa Nóbrega (Chico Fiapo), Nilson de Peri, Joaquim Pedra e Antônio Vieira.

Em 1984 iniciou em Patos, sua carreira no magistério, lecionando Língua Portuguesa no Colégio Municipal Aristides Hamad Timene. Foi convidado para lecionar a mesma disciplina no Colégio Comercial Roberto Símonsen, no curso de Contabilidade. Também lecionou Língua Portuguesa nos cursos Extra Três, Apollo XI e Kennedy, todos eles preparatórios para o Vestibular. Incentivado pelo Padre Joaquim de Assis Ferreira, prestou exame vestibular, para o Curso de Agronomia da Fundação Francisco Mascarenhas, sendo aprovado.

Em Araripina, além de gerenciar a Rádio da Grande Serra, foi Diretor de Jornalismo da Rádio Arari FM, Diretor de Jornalismo da Rádio Araripina FM, Assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores (1991-1995).
* Lecionou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio Destak.
* Lecionou Língua Portuguesa e Língua Latina na Faculdade de Formação de Professores de Araripina (FAFOPA).
* Atuou como árbitro durante muitos anos, tendo recebido condecorações pelos seus trabalhos.
* Foi Diretor do Departamento de Árbitros da Liga Araripinense de Futebol. Lembra o seu grande momento na arbitragem, ao apitar o clássico decisivo do campeonato Juazeirense, entre Carranca e Venesa, de Juazeiro da Bahia, no Estádio Adauto Morais.

* Participou da III Semana da Cultura, promovida pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Formação de Professores de Araripina, de 01 a 06 de junho de 1992
* Participou de Seminários de Estudos Jurídicos promovidos pela Justiça do Trabalho de Araripina e Ordem dos Advogados do Brasil, nos anos 1995 (25 e 26/08); 1996 (23 e 24/08); 1997 (22 e 23/08); 1998 ( 21 e 22/08); e 1999 (20 e 21/08).
* Participou, como Mediador, do I Ciclo de Estudos Sociais e Jurídicos de Araripina, realizado nos dias 27 e 28 de abril de 1999.
* Participou, como Painelista, do II Ciclo de Estudos Sociais e Jurídicos de Araripina, realizado nos dias 23 e 24 de maio de 2000.
* Em 1998(16/01), participou de uma Capacitação em Língua Portuguesa, no Centro de Convenções de Olinda, Pernambuco.
* Participou, como membro ativo, do I Ciclo de Conferências sobre Atualização da Língua Portuguesa, realizado de 10 e 13 de fevereiro de 1998, promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
* Participou, como Palestrante, do I Encontro Integração Imprensa-Comunidade, no dia 25 de fevereiro de 2000, em Araripina, Pernambuco.

Em Brasília, fez o curso de Extensão à Distância TV na Escola e os Desafios de Hoje – Módulos I, II e III, na Universidade de Brasília, de 4 de agosto a 26 de novembro de 2003.
* Participou do Programa Largada 2000, realizado em Brasília no ano de 2003 (180 horas).
* Fez o Curso Interdisciplinaridade e Planejamento Integrado, no Centro de Ensino Tecnológico de Brasilia, em 1996.
* No mesmo ano, fez o Curso Pressupostos Filosófico-Metodológicos, também no Centro de Ensino Tecnológico de Brasília.
* Foi professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, nos Centros de Ensino Médio 416, 213, 201 e 308, pela Fundação Educacional do Distrito Federal. Atualmente, estuda Língua Francesa, na École International de Langues, em Brasília.

Aposentou-se em 2008.

2 comentários:

  1. Estou vasculhando a internet para encontrar você


    Otávio Leite-otaviojleite@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Adalberto, sei que não lembra mais de mim, mas sou sobrinho da Midian Alves Compositora do Trio Nordestino ok. Queremos saber seu destino para nos comunicarmos, manda teu e-mail para eu enviar , minha madrinha e tia Midian Alves tá com muita vontade de falar contigo , se possível passe o telefone seu tambem ok.

    ResponderExcluir