sábado, 6 de junho de 2009

A TRAGÉDIA DO VÔO 447 DA AIR FRANCE.

AERONÁUTICA ANUNCIA TER ACHADO CORPOS DE VÍTIMAS DE ACIDENTE COM O AIRBUS DA AIR FRANCE.

Após seis dias de buscas, a Aeronáutica anunciou ter localizado e retirado dois corpos e peças do acidente com o Airbus da Air France, que desapareceu dos radares com 228 pessoas a bordo. Segundo as autoridades, os corpos são do sexo masculino e ainda não foram identificados.

Segundo o vice-chefe de Comunicação Social da Aeronáutica, Coronel Jorge Amaral, os dois corpos do sexo masculino foram encontrados às 9h10 e às 11h13 deste sábado.
O primeiro corpo foi localizado a cerca de 69,5 quilômetros de distância do ponto onde houve a última comunicação da aeronave e a aproximadamente 900 quilômetros de Fernando de Noronha.

“No início das operações as forças concentravam em conseguir achar sobreviventes, mas não foi possível. Depois passamos a procurar destroços, sobreviventes e corpos, mas apenas hoje tivemos um resultado positivo, porém triste. Mas nos trouxe a certeza de que nosso trabalho foi bem conduzido”, destacou o coronel durante entrevista coletiva em Recife.

Segundo o coronel Amaral, o primeiro objeto localizado neste sábado foi uma poltrona, com um número de série, por volta das 8h14. A Aeronáutica ainda aguarda a confirmação da Air France para definir se o objeto, de fato, era do avião desaparecido.

O coronel explicou que, às 9h10, os homens da Aeronáutica localizaram o primeiro corpo, que foi identificado como sendo do sexo masculino às 9h30. O nome da vítima, contudo, ainda não foi divulgado.

Às 9h50, uma mochila com cartão de vacinação e uma pasta de couro, com um bilhete aéreo, também foram encontradas. Às 11h13, foi localizado o segundo corpo, também do sexo masculino.

O voo AF 447 decolou por volta das 19h30 de domingo (31) do aeroporto do Galeão, no Rio e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, por volta das 11h local de segunda (6h de Brasília). Por volta das 22h33, a aeronave fez o último contato de voz. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha. O Airbus transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes.

JOGADOR ESCAPA DE ACIDENTE COM O AIRBUS DA AIR FRANCE QUE CAIU NO MAR.

Asier Elorriaga, da terceira divisão da Espanha, chegou a comprar passagens para o voo 447, mas desistiu de embarcar.

SÃO PAULO - "Existem decisões que mudam a vida. Às vezes, inclusive, permitem salvá-la". Assim começa a reportagem no diário espanhol Marca, que conta o alívio de Asier Elorriaga, jogador do Sestao River, time da terceira divisão do futebol da Espanha. O atleta escapou por pouco de embarcar no Airbus da Air France que desapareceu no Oceano Atlântico.

Asier veio ao Brasil juntamente com sua esposa para um casamento de um familiar, no Rio de Janeiro. Depois da cerimônia e de umas férias de uma semana na capital fluminense, o atleta voltou para Espanha no último dia 31 de maio.

O jogador chegou a comprar passagem para o voo 447 da Air France, mas depois lembrou que um amigo tinha lhe dito que os bilhetes na companhia aérea espanhola Iberia eram mais em conta, então logo ele cancelou a viagem pelo avião francês e embarcou no da companhia de seu país. O que salvou sua vida.

Elorriaga ficou sabendo do sumiço do avião somente na chegada à Espanha. "Não sabíamos de nada. Quando aterrisamos, ligamos nossos celulares e havia muitas chamadas. Falei com um colega de trabalho e ele me disse o que havia acontecido. Chamei meus pais, que sequer sabiam disso, e contei do susto", disse ao Marca.

AIRBUS A330 SE DESTACA POR ACOMODAR ALTO NÚMERO DE PASSAGEIROS.

PARIS - O Airbus A330 é um dos aviões de mais elevada capacidade de transporte de passageiros entre os fabricados pelo consórcio europeu Airbus e costuma ser usado em voos de média ou longa distância.

O único acidente com vítimas com o A330-200 aconteceu em um voo de teste da Airbus em 1994 em Toulouse, na França, no qual sete tripulantes morreram.

Este modelo possui duas versões para a aviação comercial, o A330-300 e o A330-200, similar ao desaparecido hoje em um voo entre Rio de Janeiro e Paris.

O A330-200 começou a ser utilizado em 1998. Sua autonomia de voo é de até 12.500 quilômetros, o que permite ao modelo fazer rotas como Paris-Cingapura e Dubai-Londres.

Normalmente, o A330-200 transporta de 250 a 300 passageiros, mas esse número pode chegar a 405, segundo a fabricante Airbus.

341 aviões do modelo estão em operação no mundo em aéreas como a Northwest Airlines, Air China e Turkish Airlines usam o modelo. A Airbus vendeu mais de mil unidades do A330 a cerca de 70 companhias aéreas. Cada uma das aeronaves custou em média US$ 200 milhões.

Este modelo mede 58,8 metros de comprimento por 17,4 de altura e seu peso máximo ao decolar é de 230 toneladas. A velocidade de cruzeiro destes modelos é de 0,82 Mach (871 km/h) e sua velocidade máxima é de 0,86 Mach (913 km/h). A Airbus é um consórcio europeu, com sede em Toulouse (França).

A Air France divulgou a lista oficial com as nacionalidades dos passageiros do voo 447, que desapareceu após decolar do Rio de Janeiro em direção à capital francesa na noite de domingo. Segundo a empresa, a lista tem 58 brasileiros, 61 franceses, 26 alemães, nove italianos e seis suíços, além de passageiros de outros 27 países. A Air France afirmou que a lista oficial deve ser divulgada ainda nesta quarta-feira.
A lista não traz o nome das 228 pessoas que estavam a bordo, divulga apenas as nacionalidades. Familiares e empresas, porém, já informaram alguns nomes de pessoas que embarcaram no voo 447.

Em um comunicado na noite de segunda-feira, a Air France deu informações sobre seus funcionários que estavam no voo, mas sem mencionar nomes.

Comandante de bordo - francês, 58 anos e ingressou na companhia em 1988. Foi habilitado para pilotar o Airbus A330 e o A340 em fevereiro de 2007. Possui 11 mil horas de voo, das quais 1700 em Airbus 330/340.

Dois copilotos - são franceses. Um deles tem 37 anos e entrou na companhia em 1999. Adquiriu sua habilitação para voar em Airbus A330 e A340 em abril de 2002 e conta com 6600 horas de voo, sendo 2600 horas no A330.

O segundo copiloto, de 32 anos, entrou na empresa em 2004 e foi qualificado a voar no modelo em junho de 2008. Tem 3 mil horas de voo, das quais 800 no Air Bus A330 e A340.

Chefe dos comissários de bordo - francês, 49 anos e está na companhia desde 1985.
Subchefes dos comissários - franceses. Um tem 54 e entrou na companhia em 1981 e outro tem 46 anos e está desde 1989.

Comissários de bordo - seis são franceses e há o brasileiro Lucas Gagriano Juca, de 24 anos. As idades dos demais variam entre 24 e 44 anos.

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