domingo, 7 de junho de 2009

AIR FRANCE: MAIS 17 CORPOS RESGATADOS.

SÁBADO, DIA 6: LOCALIZADOS MAIS TRÊS CORPOS DE VÍTIMAS DO AIRBUS DA AIR FRANCE.

Mais três corpos foram localizados pela corveta Caboclo, da Marinha Brasileira, que faz parte da equipe de busca por destroços do Airbus A330 da Air France, que fazia o voo 447. Os corpos serão transferidos para a fragata Constituição, que já contava com os dois localizados no sábado a bordo. Por conta disso, a Constituição, que já estava a caminho de Fernando de Noronha, teve de retornar à área de buscas, e os cinco corpos só deverão chegar ao arquipélago amanhã, informa a Marinha.

Em entrevista coletiva, o tenente-coronel Henry Munhoz, da Aeronáutica, e o capitão-de-fragata Giucemar Tabosa, da Marinha, disseram que ainda não foi possível determinar o sexo das novas vítimas do desastre resgatadas. Outros corpos, além de centenas de objetos, estão sendo avistados e serão recolhidos nas próximas horas, dizem as autoridades. Esse material será levado a Fernando de Noronha para catalogação. As autoridades ainda estão discutindo a estratégia de resgate dos corpos que ainda se encontram no mar.

Entre os objetos avistados, há poltronas, máscaras de oxigênio, monitores do tipo usado para a exibição de filmes em aviões, fiação e objetos pessoais. A natureza desses objetos pessoais só será divulgada às famílias das vítimas.

As operações de busca e resgate serão concentradas na área onde esses corpos estão sendo avistados, disseram os oficiais, acrescentando que o avião R99, que conta com radar para buscas, continuará a fazer varreduras.

A previsão do tempo é ruim para a atividade de buscas com aviões, informa a Marinha. Além dos cinco navios da Marinha brasileira, as buscas passarão a contar, em breve, com uma fragata da Marinha francesa. Dois aviões franceses permanecem colaborando com as buscas.

Neste momento, há 14 aviões, 12 brasileiros e dois franceses, e cinco navios, todos brasileiros, atuando nas buscas.

DOMINGO, DIA 7: EQUIPES ANUNCIAM QUE 17 CORPOS JÁ FORAM RESGATADOS.

As equipes de busca já resgataram um total de 17 corpos de vítimas do acidente do Airbus da Air France, voo AF 447. Segundo informou na noite de hoje o tenente-coronel da Aeronáutica Henry Munhoz, também foram localizados dezenas de componentes estruturais das aeronaves. A fragata Constituição, da Marinha brasileira, está transportando nove desses corpos para Fernando de Noronha e a previsão de chegada é terça-feira. Quatro dessas vítimas são do sexo masculino, quatro do sexo feminino e uma ainda não teve o sexo identificado.

Na tarde de hoje, outros oito corpos foram resgatados pela fragata da Marinha francesa Ventose. Henry Munhoz disse que a identificação dos corpos, que será feita pelo Instituto Médico Legal (IML) do Recife, é de responsabilidade das polícias Federal e Civil. Para a identificação dos corpos, as polícias Federal e Civil trabalharão com dados genéticos e impressões digitais.

Munhoz informou ainda que a busca continuará nos próximos dias, com 14 aeronaves, sendo 12 da Força Aérea Brasileira e duas da França. A operação conta ainda com cinco navios brasileiros e uma fragata francesa. A busca e resgate de corpos está sendo feita pela Marinha brasileira e pela Força Aérea do País; a procura por pertences dos passageiros é feita pela empresa aérea, enquanto a investigação do acidente é de responsabilidade das autoridades francesas. Segundo a Aeronáutica, o ponto em que se concentram os destroços está situado a cerca de 1,15 mil km do Recife, o que denota uma complexidade logística da operação. Novas informações serão divulgadas amanhã às 11 horas e às 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário