quarta-feira, 1 de abril de 2009

QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA?

Com fins lucrativos, o homem criou o "OVO DA PÁSCOA"

QUAL O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA?

Aqui está uma pergunta que se faz, mas que poucos se preocupam em dar uma resposta verdadeira. Muitos prefereem dizer que “é uma festa onde se come bastante chocolate!”. E, pelo visto, não é nada mais que isso.

Mas eu os aconselho a atentar para o que nos diz a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, a respeito do assunto. Para isso, convido-o a ler comigo alguns versículos de Êxodo 12 (se estiver disposto, leia até o versículo 28).

Vamos começar pelo versículo 12: “Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais, executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor. O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando Eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando Eu ferir a terra do Egito. Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. Sete dias colereis pães asmos. Logo ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até o sétimo dia, essa pessoa será eliminada de Israel. Ao primeiro dia, haverá para vós outros santa assembléia; também, ao sétimo dia, tereis santa assembléia; nenhuma obra se fará nele, exceto o que diz respeito ao comer; somente isso podereis fazer. Guardai, pois, a festa dos pães asmos, porque, nesse mesmo dia, tirarei vossas hostes da terra do Egito; portanto, guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo. Desde o dia catorze do primeiro mês, à tarde, comereis pães asmos até à tarde do dia vinte e um do mesmo mês. (...) Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então o povo se inclinou e adorou”.

Aí está a verdadeira Páscoa, que nada tem a ver com ovo, nem com chocolate e, muito menos com coelho, como se comemora ao longo dos tempos, segundo as orientações da Igreja Católica Apostólica Romana.

A grande verdade é que foi criado em torno desta sagrada celebração ordenada por Deus, um círculo de interesses comerciais. Prova disso é a exorbitante procura e oferta dos “ovos de páscoa”, provocando uma explosão nos saldos bancários de grandes empresários.

Com certeza, a venda de pães asmos não seria tão estrondosa assim. À primeira vista, não deve ser um cardápio muito saboroso, uma vez que se trata de um sacrifício, como nos diz a própria palavra do Senhor.

A Bíblia nos faz uma declaração um tanto estranha, se levarmos em consideração às comemorações da Páscoa nos dias atuais. Vejamos o que ela nos diz no mesmo livro de Êxodo 12: “Disse o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito: Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano”.

Diante do que lemos na Bíblia, não é estranha a maneira como se comemora o dia da Páscoa? Se considerarmos o nosso calendário, o primeiro mês do ano é JANEIRO. Daí perguntarmos: Quem está com a verdade? Deus? Os homens?

Não quero criar uma polêmica. Mesmo porque, as palavras da Bíblia descartam quaisquer tentativas de contestações. Elas são tão claras quanto as águas cristalinas.

Acredito que o homem pagará caro por esta desobediência. Lembram que Adão desobedeceu e foi castigado? A Páscoa foi instituída por Deus e homem algum poderia mudar o seu sentido e a sua maneira de ser comemorada.

Você que segue essa heresia, caia fora enquanto é tempo. Aliás, o homem é acostumado a tentar mudar as coisas que Deus criou. E sempre que isso acontece, os resultados são assustadores: enchentes, terremotos, maremotos, abalos císmicos, doenças incuráveis.

Você ainda achou que isso é brincadeira, que eu quero ser "certinho" e que as tradições familiares e religiosas devem ser respeitadas? Então nada posso fazer por você! Agora é um problema seu, que deve ser colocado diante de Deus! Resolva, pois, com Ele!

2 comentários:

  1. Muito interessante esse esclarecimento sobre o q é verdadeiramente a PÁSCOA!!!Temos que prestar mais atenção se estamos fazendo a vontade de Deus ou dos homens!!!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o seu comentário sobre o artigo sobre a Páscoa. Esta é a grande verdade. Seria ótimo se, assim com o você, outras pessoas se conscientizassem da verdade sobre este assunto visto de forma totalmente adversa aos ensinamentos bíblicos. Continue vendo o meu Blog, que contém ainda outros artigos interessantes!

    ResponderExcluir