quarta-feira, 22 de abril de 2009

O QUE ACONTECEU COM A HUMANIDADE? (Para meditação)

O QUE ACONTECEU COM A HUMANIDADE?

O mundo parece estar virado de pernas pro ar. O comportamento do homem mudou por completo, fugindo de forma radical dos ensinamentos bíblicos. Isto porque Deus manda que amemos uns aos outros e que devemos nos alegrar com a felicidade dos nossos semelhantes e nos entristecer com os seus insucessos. Mas será que isso acontece nos dias atuais?

Não são poucas as vezes em que nos deparamos com frases espetaculares nos veículos. Até parece que seus proprietários são pessoas sensatas, ao ponto de seguirem à risca aquilo que tentam divulgar. Vejamos frases como estas: “Deus é Fiel”, “100% Jesus”, etc. É aí que perguntamos: o que significa aceitar Deus como um Ser fiel, se nós mesmos teimamos em sermos infiéis? O que significa realmente ser 100% Jesus? Outros vão ao extremo e colocam "Propriedade de Jesus", mas Jesus não tem lugar nem no porta-malas. Cuidado com a hipocrisia!!!

Vamos rememorar alguns conselhos de Jesus, na tentativa de colocar-nos numa posição de destaque diante dEle. Essas palavras do Filho de Deus foram tiradas do livro de Mateus, justamente naquele momento em que Jesus fazia o famoso “Sermão da Montanha”, dirigindo-se a todos ali presentes e que se estende até os nossos dias.

• “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não mate. Quem matar será julgado.’ Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: ‘você não vale nada’ será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno. Portanto, se você oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa de você, deixe a sua oferta ali na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.” (Cap. 5, vers. 21-24)

• “Vocês ouviram o que foi dito ‘Olho por olho, dente por dente.’ Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém processar você para tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa. Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros. Se alguém lhe pedir alguma coisa dê, e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.” (Cap. 5, vers. 38-42)

• “Vocês ouviram o que foi dito: ‘ame os seus amigos e odeiem os seus inimigos.’ Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.” (Cap. 5, vers. 43-48)

Os noticiários dos jornais e da televisão, principalmente, divulgam fatos que não condizem com os ensinamentos de Deus. Pais matam filhos, filhos matam pais, irmãos matam irmãos e a violência segue a passos largos por este mundo a fora. Assaltos, seqüestros, tudo faz parte deste amaranhado de atos de vandalismo que amedronta os cidadãos de bem. Menores de 12 anos manejam armas de fogo como se fossem verdadeiros profissionais. As leis dos homens enfraqueceram os governantes, que se acham impotentes para coibir tudo aquilo que de ruim acontece, deixando em pânico a população.

Diante de tudo isso, ficamos a perguntar: O QUE ACONTECEU COM A HUMANIDADE? No meio de tudo isso, encontramos pessoas que se dizem religiosas, andam com cara de cordeiro, mas têm dentro de si um coração de lobo devorador. São perversas e estão prontas para o primeiro golpe, se necessário, contra o seu próximo. Pessoas que estimulam a revolta e instigam o ódio contra seus semelhantes, justificando estarem agindo dentro da lei. Mas a palavra de Deus não vê as soluções de problemas desta forma. Ela manda que perdoemos. Mas o homem tem aversão ao perdão. O ódio que ele guarda dentro de si não permite que ele se aproxime de Deus.

Infelizmente, a ganância pelo poder e pelo dinheiro, a avareza, a vontade desenfreada de se tornar líder a qualquer custo, conduz o homem a um estágio de angústia, de desilusão, de frustração e, na pior das hipóteses, até ao suicídio. É o resultado do homem que se encontra distante de Deus, por não conhecer a Sua vontade, ou por não querer aceitá-La de forma humilde como ela é. O mundo está num caos profundo justamente pela desobediência humana. Assim aconteceu no início, quando Adão e Eva desobedeceram a Deus. Assim está acontecendo agora, quando o homem insiste em ser desobediente.

Cada vez que agimos assim, entristecemos o nosso Deus. Foi num momento assim que, vendo-se entristecido, Deus arrependeu-se de ter criado o homem e mandou o dilúvio destruidor. Hoje, Ele age de forma quase que semelhante. O dilúvio do tempo de Noé, hoje está transformado em terremotos, enchentes, desabamentos, além de doenças como câncer, aides, etc. Desobediente, o homem se transforma em verdadeiros animais irracionais, verdadeiras feras indomáveis, colocando em pânico aqueles que procuram viver como verdadeiros seres humanos.

Deus prega o amor, o perdão, a compreensão entre os homens, a paz entre as nações. O amor que Deus deixou é o amor recíproco. O perdão é aquele que nos faz esquecer o mal que alguém nos causou. A compreensão é uma forma de vivermos bem uns com os outros, respeitando seus direitos e suas preferências. A paz verdadeira é aquela que nos leva a abraçar uns aos outros de forma amigável e cordial, sabendo conviver com os costumes dos outros. Tudo isso sem fingimento, sem demagogia, sem hipocrisia. Talvez você esteja dizendo que isso não passa de uma utopia, uma ilusão de alguém que não tem o que fazer. Pode até ser isso mesmo, mas é uma verdade bíblica, que não mudará pela simples vontade do homem, nem pelo que pensam os pessimistas.

O QUE ACONTECEU COM A HUMANIDADE? Em que situação está você? Sente-se uma pessoa conivente com tudo o que está acontecendo? Está preocupado com o futuro do seu filho, do seu neto, do seu país ou segue os insensatos? Está disposto a ser uma “gota d’água” na luta para tornar o mundo mais civilizado, ou prefere cruzar os braços como fazem os covardes? Você se acha realizado como cidadão, ou está entre aqueles que sonham com um mundo mais promissor, onde a paz seja a palavra de ordem e a obediência a Deus uma obrigação para todos?

O seu caráter depende da sua resposta. Na verdade, de nada adianta dizermos que DEUS É FIEL, se continuamos sendo infiéis a Ele, por não seguirmos os seus conselhos. De nada adianta dizermos que somos 100% JESUS, quando, na verdade, trilhamos por caminhos tortuosos, desagradando ao Filho de Deus. Ser 100% JESUS é uma responsabilidade sem limite: é abdicar do amor pelos bens materiais, muitas vezes colocados como primícias em nossas vidas. O inverso disso é hipocrisia e Deus abomina os hipócritas.

Tem muita gente tentando enganar a Deus, sem saber que Ele é onisciente, onipresente e onipotente. Isso significa dizer que, sendo onisciente, Ele sabe de tudo, antes mesmo de falarmos ou pensarmos. Sendo onipresente, Ele está presente em todos os lugares, ou seja, não adianta fazer as coisas às escondidas, pois Ele vê tudo. Sendo onipotente, ele pode tudo: destruir em frações de segundo qualquer estrutura construída pelo homem; acabar com este universo em menos de um minuto; curar enfermos; ressuscitar mortos; mudar as estruturas e as posições dos planetas num abrir e fechar de olhos.

Há pessoas que chegam ao ridículo de tentar negociar a Salvação Eterna com Deus, através de caridades e outras ações benéficas. Mas a Palavra de Deus nos diz que “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Explicação mais clara é impossível e não adianta questionar com Deus. O que Ele fez está feito; o que Ele diz está dito. Homem algum, por mais diploma que tiver, por mais intelectual que pareça ser, por mais estudioso e por laureado, jamais mudará o que Deus determinou. Mesmo porque, o homem está muito abaixo de Deus e, diante dEle não é nada.

Há quem diga que o mundo está assim, totalmente descontrolado, porque o homem, desobedecendo os princípios bíblicos, procura estar acima da vontade de Deus, com suas invenções mirabolantes e suas idéias absurdas de grandeza. Quando o homem se mostrava mais temente a Deus as coisas fluíam de forma diferente e os castigos eram bem mais brandos. Verdade ou não, vale a pena meditar um pouco sobre isso. A humanidade precisa, mais do que nunca, se aproximar mais de Deus e se afastar das idolatrias frívolas, que leva à perdição eterna.

Finalizo, deixando estas ordens de Deus, logo no início dos tempos: “Eu sou o Senhor teu Deus que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás, porque eu sou o Senhor teu Deus, um Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta gerações naqueles que me aborrecem.” (Êxodo 20:2-5)

Será que Deus não está aborrecido com a desobediência dos idólatras? Espero que você não seja um dos culpados por tudo o que está acontecendo! Espero que você adore somente ao Deus vivo e que não seja mais um daqueles que se curvam diante de deuses de pedra, de madeira, de gesso, de bronze para prestar-lhes cultos e adorar-lhes com cânticos que deveriam ser oferecidos ao Deus vivo. Atente para isso e tenha a sua consciência limpa, certo de que o seu Deus é o Deus vivo, criador da terra e do céu! Que Ele te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário