terça-feira, 28 de abril de 2009

POR QUE SE VOTA TÃO MAL NO BRASIL?

POR QUE SE VOTA TÃO MAL NO BRASIL?

Dizer que o Brasil é um dos países mais corruptos do mundo não é um exagero, quando levamos em consideração os fatos já considerados reais e que dispensam quaisquer questionamentos.

É deveras lamentável o resultado de pesquisa realizada entre brasileiros conscientes, a respeito do conceito do nosso Senado Federal. Ficou confirmado que 37% das pessoas ouvidas consideram ruim ou péssima a atuação dos nossos senadores, enquanto 39% optaram por regular. Apenas 16% afirmaram que a atuação dos senadores é ótima ou boa.

É num momento como este que muitos deverão estar perguntando: onde está o problema? Quem é o culpado? O que fazer para reverter este quadro? Será que existe uma receita viável para tudo isso?

Bem, vamos por etapa. Em primeiro plano vamos colocar como uma das causas desse descalabro o VOTO DO ANALFABETO. Não quero excluir os analfabetos do mundo social em que vivemos. No entanto, excluí-lo do direito ao voto seria uma forma lógica para estimulá-los ao estudo e, consequentemente, torná-los conscientes do dever de cidadão capaz de escolher com inteligência e sabedoria os seus representantes. Na minha concepção, analfabeto não deveria votar.

Outro motivo que leva ao Congresso Nacional pessoas incompetentes e infiéis às promessas feitas nos períodos de campanhas eleitorais, é o VOTO DO MENOR DE 16 ANOS que, inexperiente em sua grande maioria, escolhem seus candidatos pela emoção ou pela empolgação. Muitas vezes os jovens são levados por orientações de cabos eleitorais previamente preparados para fazer uma “lavagem cerebral” nos menos preparados.

Lembro que, na época em que fizeram um complô contra o então presidente Fernando Collor de Mello, culminando com o seu Impeachment, a grande maioria dos jovens “caras pintadas” não sabia por que estavam no movimento. Isso eu digo com toda convicção, visto que, na época, resolvi fazer uma pesquisa, a fim de saber dos jovens por que eles haviam aderido àquele movimento. Deles, não ouvi nenhuma resposta inteligente. 30% ali estavam pela baderna; 60% não souberam dar uma resposta objetiva. 10% afirmaram que estavam seguindo a orientação de seus partidos, de amigos ou parentes.

O gigante percentual de pessoas POBRES existentes no Brasil, todas dependentes de “esmolas” oferecidas pelos governantes, insere-se nesta triste lista de culpados pelas péssimas escolhas dos nossos representantes nos governos municipais, estaduais e federal, no Senado, na Câmara dos Deputados, nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais. Reféns desses “donativos”, os menos favorecidos batem palmas e “lambem as botas” dos poderosos interesseiros.

O número exorbitante de ANALFABETOS existentes no Brasil, também deve ser visto como um sério motivo para o voto mal direcionado. Estatísticas reais mostram que temos 14 milhões de analfabetos adultos, todos eles com direito a votar. A esses incluamos os que deles dependem para, de forma lúgrube, seguirem as suas orientações no momento de escolher os candidatos aos mais diversos cargos eletivos.

Infelizmente, o futuro do Brasil está nas mãos de pessoas que, pelos motivos já citados, não desfrutam das mínimas condições de escolher políticos para governar com competência, honestidade e idoneidade moral. O país está carente de pessoas de caráter. São poucos os que merecem o nosso respeito. Esses são sufocados pelas ações irresponsáveis de homens que se vendem descaradamente, desrespeitando aqueles que lhe confiaram os seus votos.

Gosto de acompanhar, pela TV Senado, os pronunciamentos dos senadores. Admiro a coragem daqueles que teimam em mostrar a verdade, mesmo sabendo que nada vão conseguir contra os que, de forma covarde e mesquinha, traem a confiança dos partidos a que pertencem, preferindo “sentar no colo” de quem lhes oferece uma Secretaria, um Ministério, ou simplesmente um emprego que eleve o seu status. Estar diante das subserviências dos políticos irresponsáveis é deveras irritante para pessoas conscientes, que não comungam com esse tipo de comportamento.

O Governo Federal gasta anualmente cerca de 3 bilhões de reais, somente com propagandas, enquanto os brasileiros ficamos reféns da violência, dos péssimos atendimentos hospitalares e de um sistema educacional falido. Falta dinheiro para as coisas essenciais, enquanto o Congresso Nacional gasta em torno de 5 bilhões de reais, anualmente. Absurdo ou não, tudo isso é real. Não tem nada de exagero ou de ficção.

Para coroar com “chave de barro”, o povo brasileiro vive no mundo de medo, ao saber que aqui o saldo de assassinatos é de 50 mil por ano, o que resulta em 4.160 crimes por mês e, respirem fundo, 139 por dia. Este é o trágico resultado de um Brasil mergulhado na violência. Essas estatísticas mostram o tamanho do caos em que vivemos. Mas ninguém está preocupado com isso, principalmente aqueles que se satisfazem com uma cesta básica, com uma bolsa família ou com uma renda minha. Somem-se a estes os subservientes detentores de cargos de confiança e de altos salários (os que mamam nas tetas recheadas).

Respondam-me, por favor: Quantas vezes o nosso Presidente da República Federativa do Brasil usou um espaço na televisão ou no rádio para enfatizar uma ação contra os tráficos de drogas, de armas, ou contra aqueles grupos que comandam o crime organizado? Um café da manhã com um tema tão contundente poderia causar uma certa indigestão! O que está acontecendo, finalmente? Você, por acaso, já parou um pouco para pensar nisso?

Um país com mais de 50 milhões na miséria, com uma segurança impotente, com um sistema médico-hospitalar sucateado e com uma educação falida, pode se dar ao luxo de EMPRESTAR DINHEIRO AO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL? Qualquer governante de bom senso, daria prioridade aos problemas que afetam o seu país.

Aqui fica mais uma pergunta: PRA QUE SERVE O CONGRESSO NACIONAL? São poucos os que sabem da importância do Congresso Nacional, formado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. E os que conhecem o valor de um Congresso, com certeza estão convictos de que algo não caminha bem. Impotentes, os verdadeiros defensores do povo, sentem-se cercados pelas forças antagônicas, formadas por aqueles que confundem o “defender os interesses coletivos” com o “defender os interesses de grupos de elite”. Atualmente, o nosso Congresso não é nada mais do que uma MARIONETE nas mãos habilidosas do Palácio do Planalto.

Diante de tudo isso, explica-se e justifica-se POR QUE SE VOTA TÃO MAL NO BRASIL, colocando-se no Senado e na Câmara dos Deputados péssimos políticos, que são mais POLITIQUEIROS do que verdadeiramente bons políticos. É difícil e até impossível sabermos quando tudo isso vai ter um fim. Digo impossível, não por ser pessimista, mas diante da certeza de que a hipocrisia sempre será o principal personagem dos palanques. O caráter do homem se curva diante das grandes ofertas e o Brasil vai assim caminhando em direção ao caos social, político, econômico e cultural.

Fui contundente? Se o fui, não peço desculpas e nem me arrependo por ter exteriorizado um sentimento de quem PODE falar e tem CARÁTER para fazê-lo. Fala a verdade quem não tem “RABO PRESO”. Aceita-a quem não se deixa abater pelo MEDO.

TENHO DITO!
(Adalberto Claudino Pereira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário