quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

             Nesta época em que a humanidade comemora o nascimento do nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO, o Filho unigênito de Deus, AMOR é a palavra que se destaca. Mas, será que ele está acima das ganâncias, das prepotências, das arrogâncias e dos egoísmos que dominam o ser humano? Será que ele está acima do desrespeito aos direitos alheios?
Diante das indagações feitas, resolvi colocar diante dos meus queridos seguidores, esta simples mas sincera meditação, que tem como título:
               O AMOR COMO FUNDAMENTO DA FELICIDADE
 Provérbios 10:11-14 nos coloca diante da seguinte realidade: “A boca do justo é manancial de vida, mas a violência cobre a boca dos ímpios. O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões. Nos lábios do entendido se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto (falho) de entendimento. Os sábios escondem a sabedoria, mas a boca do tolo é uma destruição."
       Humanamente falando, amor é um sentimento que predispõe as pessoas a desejarem o bem de outrem, ou de alguma coisa.
           É a afeição ou a ternura entre os membros de uma família.
           O que você faria por amor a uma pessoa a quem você ama muito? Daria a sua própria vida?
          Neste momento eu quero falar de uma pessoa que soube valorizar o amor. De uma pessoa que, por mais que cometamos injustiças, sente um amor profundo por nós. Eu quero falar de JESUS CRISTO.
       Quero chamar a sua atenção para alguns pontos importantes que você precisa tomar conhecimento para fazer uma análise do comportamento do Filho de Deus. Para saber realmente o que significa a palavra AMOR.
       Atentemos para o que nos diz a palavra de Deus em João 3:16
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Observem que quando João diz: “... amou o mundo de tal maneira...”, ele quer dizer que o amor de Deus por nós é uma coisa inigualável, incomparável, inimitável, é algo maravilhoso.
O rei Salomão sentiu a necessidade do amor em sua vida, chegando ao ponto de dizer:
“Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor. A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.” (Cantares de Salomão 2:5 e 6)
Salomão vai mais além quando dá uma demonstração do que representa o amor em sua vida. Vejamos o que ele diz:
“As muitas águas não podiam apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam.” (Cantares de Salomão 8:7)
O apóstolo João, ao preparar o caminho para o Filho de Deus, aparece como mensageiro de Jesus, que nos fala de amor. Ele disse:
“Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e permaneço no Seu amor. (João 15:9 e 10)
A palavra de Deus, no livro de João, também nos traz esta mensagem:
“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.” (João 15:12-14)
O amor deve ser sincero. Devemos nos afastar do mal e nos aproximarmos do bem, como diz o apóstolo Paulo escrevendo aos romanos:
“O amor não seja fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns dos outros.” (Romanos 12:9 e 10)
Ainda falando a respeito do amor, o apóstolo Paulo diz:
“O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” (Romanos 13:10)
A palavra de Deus nos diz:
“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.” (João 14:15).
AMOR significa fidelidade, lealdade, compreensão. Amor e Paz são duas palavras bastante parecidas, visto que uma é o resultado da outra: a PAZ é o resultado do AMOR.
“Sendo pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 5:1)
Atentemos para o que disse o apóstolo Paulo:
“O amor não seja fingido.”  -  “Aborrecei o mal.”  -  “Apegai-vos ao bem”.
Precisamos meditar um pouco mais sobre estes três pontos bastante significativos para nossas vidas:
1 – Não fingirmos no amor ao nosso próximo;
2 – Não nos apegarmos ao mal, olhando sempre para o lado do bem;
3 – Estarmos sempre procurando o melhor para nós mesmos e para os nossos semelhantes.
Permitam-me fazer-lhes algumas perguntas:
1 – Quando você abraça o seu irmão, o faz com sinceridade?
2 – Quando você diz que ama a sua esposa, você usa a sinceridade?
3– Você rejeitaria uma proposta desonesta, mesmo sabendo que perderia milhões de reais?
4 – Você deseja para os outros o mesmo que deseja para você mesmo?
5 – Você é sincero quando diz "eu sou honesto!"?
* Quero deixar estas palavras do apóstolo Paulo, como reforço para a nossa meditação:
“Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos; sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.” (II Coríntios 13:11 e 12)
       QUE ESTE NATAL SEJA PARA TODOS NÓS, MOTIVO DE REFLEXÃO SOBRE A NOSSA VIDA DIANTE DO GRANDE E EXTRAORDINÁRIO ANIVERSARIANTE:       JESUS CRISTO.
             FELIZ NATAL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário