sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O DIA DAS MÃES: QUAL A SUA ORIGEM?


O DIA DAS MÃES: Como tudo começou? De onde e quando surgiu a idéia? Quem foi a primeira mãe homenageada? Muitas vezes comemoramos uma data sem conhecermos a sua história, a sua origem. Por isso, muitas vezes chegamos a questionar: o que estamos comemorando? Vale a pena comemorar? Então saiba por que comemoramos o Dia das Mães!
No segundo domingo de maio de 1907, os amigos da professora primária americana Anna Jarvis resolveram prestar uma homenagem à memória de sua mãe, Anna Reeves Jarvis. Naquele momento, a professora, que morava em Webster, na Virgínia Ocidental, resolveu transferir a homenagem a todas as mães do mundo. Desta forma, foi Anna Jarvis a idealizadora do tão comemorado DIA DAS MÃES.
Na Igreja Episcopal de Grafton, West Virgínia, uma placa comemorativa assinala a primeira celebração pública do Dia das Mães, datada de 10 de maio de 1908. Mas foi somente 6 anos depois, em maio de 1914, que o presidente Woodrow Wilson assinou um Decreto oficializando para o segundo domingo de maio, esta comemoração nos Estados Unidos da América do Norte.
No Brasil, foi a Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, que teve a iniciativa de introduzir a homenagem às mães, ao promover, em 1919, uma solenidade presidida pelo escritor Álvaro Moreira e que teve como oradora oficial a poetisa Júlia Lopes de Almeida. Foi dado assim, o primeiro passo e o Dia das Mães passou a ser comemorado em outros Estados brasileiros.
Doze anos depois, em junho de 1931, a presidente do 11º Congresso Internacional Feminino, Alice Toledo Tibiriçá, enviou ao presidente Getúlio Vargas uma mensagem, na qual solicitava a oficialização daquela data no Brasil. Assim sendo, através do Decreto nº 21.336, de 5 de maio de 1932, o presidente da República instituiu em todo o país a comemoração do Dia das Mães, a ser celebrado no segundo domingo de maio.
Quinze anos depois, em 1947, o Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, incluiu a data no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário