sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

DIA DO TRABALHO: SUA ORIGEM



O DIA DO TRABALHO

Tudo começou em Chicago, no dia 1º de maio de 1886, com um choque entre grevistas e policiais. Na ocasião, a explosão de uma bomba causou a morte de quatro operários e sete policiais. Alguns líderes grevistas foram presos e executados em 1887. Dois anos depois, em 1889, reunidos em Paris, os socialistas fundaram a II Internacional, oportunidade em que foi aprovada uma resolução consagrando o dia 1º de maio de todos os anos, como o DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES, em memória às vítimas de Chicago.
Mas a propagação desta iniciativa não foi tão rápida como se esperava, pois encontrou grande resistência das autoridades que perseguiam os manifestantes usando a força policial. Hoje, o DIA DO TRABALHO, como ficou designado, é comemorado em quase todos os países do mundo, com algumas diferenças quanto a data. Nos Estados Unidos, por exemplo, o governo transferiu a comemoração para a primeira segunda-feira de setembro.
Na Inglaterra, o Dia do Trabalho é comemorado no primeiro domingo depois do dia 1º de maio. No Japão, comemora-se no dia 23 de novembro. Na Espanha, a comemoração é feita no dia 18 de julho e na Nova Zelândia, no dia 18 de outubro.
No Brasil, a primeira comemoração foi em 1º de maio de 1893, fato este que encontrou grandes obstáculos com a violenta repressão por parte do governo. Dois anos depois, a data já era celebrada normalmente. Mas somente no Estado Novo, em 1938, é que o DIA DO TRABALHO foi institucionalizado. O governo do Marechal Eurico Gaspar Dutra, através da Lei nº 662, de 6 de abril de 1949, declarou feriado nacional o Dia do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário