terça-feira, 8 de junho de 2010

ITATIUNGA, 20 ANOS DE HISTÓRIA - UM SONHO QUE DEU CERTO.

ITATIUNGA: UM SONHO QUE DEU CERTO. (Adalberto Pereira)

A idéia de montar uma emissora de rádio era algo que o então deputado estadual Edvaldo Fernandes Motta não tirava da cabeça. Sempre em suas conversas com amigos, ele deixava escapar este seu grande sonho. Certa vez, ao receber o senador Humberto Lucena em sua residência, durante uma das visitas do senador a Patos, ele chegou a confidenciar que ainda colocaria em Patos mais uma emissora de rádio e uma televisão. Quem estava por perto até achou graça. A idéia foi levada ao conhecimento do Pe. Assis, então diretor da Rádio Espinharas de Patos, de quem o deputado era grande amigo. O cônego disse apenas que, partindo dele, Edvaldo, nada era impossível.
Os anos passaram, até que Edvaldo Motta foi agraciado com a concessão de uma estação de rádio. Ele não pensou duas vezes e lá estava, ainda em sua fase embrionária, a RÁDIO ITATIUNGA FM. Perguntaram ao deputado por que Itatiunga e ele respondeu que era uma homenagem à Pedra Branca, um ponto muito conhecido pelos patoenses. Questionava-se, na época, como um deputado que só vivia em João Pessoa, iria administrar uma emissora de rádio no alto sertão da Paraíba! Mas Edvaldo, além de político, tinha uma ampla visão empresarial. Para dirigir a empresa, convidou o jovem Pedro Oliveira Alves (Pedro Pedra).
Surgia outro motivo para se questionar como uma pessoa que só sabia vender carros e materiais de construção, administraria uma emissora de rádio!? Para dirimir quaisquer dúvidas, Pedro «Pedra» mostrou sua capacidade administrativa: convidou para juntarem-se a ele, pessoas com vasta experiência profissional. Formou-se então, o primeiro escalão da RÁDIO ITATIUNGA FM com Adalberto Pereira, José Augusto Longo da Silva e Virgílio Trindade Monteiro. Somando opiniões de sua equipe, Pedro Oliveira contratou os melhores operadores e os mais consagrados locutores da época.
Mas, como enfrentar a Rádio Espinharas, pioneira e líder em audiência, e a Panati, a segunda mais antiga da cidade? Sobre o assunto, Edvaldo Motta dizia que sua preocupação não era concorrer com a rádio da Diocese, ou com a emissora de Múcio Sátyro, mas associar-se a elas na divulgação da boa música, da cultura e da notícia. Mas havia um motivo indiscutível que lavava o deputado Edvaldo Motta a ter sua própria emissora de rádio: a concorrência por uma cadeira na Assembléia Legislativa era bastante acirrada, com José Afonso Gayoso, Rui de Andrade Gouveia e Múcio Sátyro. Logo, se Múcio Sátyro tinha sua rádio como porta-voz de suas campanhas políticas, por que ele, Edvaldo, não teria a sua também ? Era quase uma questão de honra. E com este propósito, o sonho tornou-se realidade. Daí, já se foram 20 anos de sucessos.
Eu comecei na Itatiunga, quando esta ainda não tinha sido inaugurada. Na época, eu dirigia o Departamento de Jornalismo da Rádio Arco-Iris FM, em Araripina, Pernambuco. Pedro Oliveira pediu que eu fosse a Patos, para preparar o meu local de trabalho. Ele queria que eu me sentisse bem e que o ambiente por mim preparado, oferecesse todas as condições para o bom desempenho do meu trabalho. Assim foi feito. Ainda no final de 1989, cheguei a Patos e iniciei os preparativos para as instalações do Departamento de Jornalismo da Rádio Itatiunga FM. Todas as minhas exigências foram prontamente atendidas.
Com Pedro Oliveira à frente, a Itatiunga caminhava a passos largos em busca do sucesso. Corajoso e dinâmico, ele soube conduzir a emissora dentro de um padrão ético, sempre voltado para um trabalho imparcial. Para isso, contou com a participação de dois excelentes profissionais: José Augusto Longo da Silva e Virgílio Trindade Monteiro. Entre estes, eu era o mais novo (17 anos de experiência). Assim sendo, o resultado não poderia ter sido diferente: SUCESSO ABSOLUTO.
Hoje, passados 20 anos de seus primeiros passos no mundo da radiodifusão, a Rádio Itatiunga FM não se contenta com o pouco e vai mais além, através do avanço da informática, sendo ouvida em todo o mundo. Isso é bom para os filhos de Patos que se encontram em terras longínquas e que podem matar as saudades sintonozando a 102,9 FM.
Orgulhoso por ter constribuído, como pioneiro, com a sua brilhante história, parabenizo a Itatiunga FM pelos seus 20 anos de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário